CONHECENDO A REALIDADE
Acadêmicos de Medicina visitam a Secretaria de Saúde de General Câmara
Local abriga diversos setores administrativos e de gestão do município
Prosseguindo com o projeto de análise das estruturas de saúde dos municípios da região Carbonífera, acadêmicos da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo visitaram a Secretaria Municipal de Saúde de General Câmara.
A saída de campo consiste em colher informações dos municípios para comparar o que é registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) com a realidade das estruturas de saúde visitadas. O CNES é uma ferramenta essencial para a organização e fiscalização da rede de atenção básica.
Durante a visita os acadêmicos foram recebidos pela secretária da pasta, Micheli Maciel, e pelo enfermeiro Rodrigo Silva, que dialogaram com os futuros médicos sobre processos de gestão.
A atividade faz parte do projeto pedagógico da disciplina Medicina em Família I, que combina teorias em sala de aula com experiências práticas do cotidiano da área da saúde nos municípios.
- Ao visitarem a Secretaria de Saúde de General Câmara, os acadêmicos tiveram uma interação significativa com diversos processos administrativos e de gestão. A sede da Secretaria abriga diversos serviços, como a farmácia do SUS, o pronto atendimento, a vigilância sanitária, a policlínica de especialidades, entre outros. A visita foi extremamente enriquecedora para a continuidade do projeto pedagógico da disciplina -- explica a coordenadora do curso de Medicina, Rosângela Dornelles, que acompanhou os alunos.
Outras visitações
Os futuros médicos já participaram de visitações às Secretarias de Saúde de São Jerônimo, Butiá, Triunfo e Arroio dos Ratos. Em cada uma das localidades, os acadêmicos tiveram a oportunidade de dialogar com os gestores municipais e suas equipes, adquirindo informações detalhadas sobre os serviços prestados e os desafios enfrentados na gestão da saúde.
O propósito dessas atividades é oferecer aos alunos uma visão mais completa sobre a atenção básica à saúde, além de prepará-los para lidar com questões administrativas e operacionais no campo da saúde pública. Os encontros possibilitarão que os estudantes identifiquem possíveis inconsistências entre os dados do CNES e a realidade nas unidades de saúde, contribuindo para a melhoria do sistema municipal de saúde.
Todos os municípios serão visitados para que as análises sejam aprofundadas e para que sejam reunidas informações que poderão subsidiar futuras melhorias nos serviços de saúde da região.
Iniciativas como esta reforçam o compromisso da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo em formar médicos preparados para atuar no atendimento clínico e também para compreender e contribuir para a melhoria do sistema de saúde no Brasil.
Tags
Notícias relacionadas
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
18
NOVMOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Semana Acadêmica do Direito recebe homenagem do Legislativo de Charqueadas -
13
NOVPARCERIA ULBRA, IFSUL E UFPEL Ulbra São Jerônimo apresenta projetos no Ministério da Saúde -
13
NOVDireito e Administração Intercâmbio de cooperação com a Universidad de Huánuco avança
Últimas notícias
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School


