POLÍTICA PÚBLICA
Ulbra busca apoio do Ministério da Saúde para implantação de projeto
Iniciativa visa mapear indicadores de saúde da população
Com o objetivo de buscar aproximação com o Ministério da Saúde, o diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira, participou de reunião com a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul (SEMS/RS), Maria Celeste de Souza da Silva.
Durante o encontro, Moreira apresentou o projeto "Indicadores de Saúde nas Escolas", que visa a realização de avaliações físicas periódicas em crianças da educação básica, com o intuito de monitorar curvas de crescimento e outros indicadores relevantes à saúde. A iniciativa já é desenvolvida em uma escola estadual no município de General Câmara e demonstra potencial para se expandir nacionalmente como política pública.
- Temos um aplicativo sendo desnvolido pelo IF SUL - Campus Charqueadas, que tem como propósito unificar e disponibilizar essas informações de forma integrada, porque hoje todo o processo é feito manualmente. Contar com o apoio do Governo Federal para implantação nos município seria um grande avanço. As crianças são acompanhadas pelos postos de saúde até os seis anos de idade, em média. Depois disso, esse monitoramento tende a desaparecer. Se conseguirmos transformar o projeto em política pública, todos os municípios poderão mapear indicadores como obesidade infantil, por exemplo, e agir desde o início - explica o diretor.
Segundo ele, o projeto também pode ser ampliado para escolas privadas, unidades de saúde e instituições como as APAEs em todo o país, permitindo o monitoramento de outros indicadores, como pressão arterial, desempenho motor e possíveis alterações no desenvolvimento físico de crianças e adolescentes.
- O principal objetivo é garantir um acompanhamento contínuo da saúde da população, com foco na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar. Tornando-se uma política pública, será possível identificar precocemente anormalidades no desenvolvimento e intervir de maneira oportuna, promovendo uma infância mais saudável e reduzindo os custos futuros com a saúde - conclui Moreira.
Ao final do encontro a Superintendente Estadual Maria Celeste informou que o projeto será encaminhado para análise de viabilidade.
Notícias relacionadas
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores
Últimas notícias
-
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVNOVEMBRO AZUL Medicina promove live no instagram sobre prevenção ao câncer de próstata





