DIREITO
Alunos vivenciam prática de sustentação oral em recursos processuais
Atividade proporcionou aproximação com realidade profissional

Acadêmicos da disciplina de Prática Jurídica em Direito Penal, do curso de Direito da Ulbra São Jerônimo, participaram de atividade prática que simulou uma das fases mais importantes de um processo judicial: a sustentação oral em recursos.
A atividade aconteceu nesta quarta-feira (25/06), dando continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente no Júri Simulado, em maio, em um processo fictício totalmente elaborado pelos próprios alunos da disciplina ministrada pelo professor Endrigo Durgante.
Vivência prática
Ao longo do semestre, um processo fictício envolvendo a morte de um personagem foi criado pelos acadêmicos. Desse processo, os estudantes realizaram o julgamento no Júri Simulado e, agora, desenvolveram suas habilidades de argumentação jurídica em nível recursal, exercitando a sustentação oral como se estivessem atuando em tribunais reais.
- Na prática forense, a sustentação oral é o momento em que o advogado, ou o membro do Ministério Público, apresenta verbalmente suas razões ou contrarrazões de um recurso perante o órgão julgador. Ela é um direito garantido e um instrumento estratégico que permite complementar a defesa escrita, destacando os pontos mais relevantes do caso, esclarecendo dúvidas dos julgadores e reforçando os argumentos já apresentados -- explica Durgante, professor responsável pela atividade.
Durante a simulação, os acadêmicos assumiram o papel de advogados que requerem a sustentação oral dentro dos prazos e formalidades exigidos, e, na sessão de julgamento, expuseram seus argumentos de forma objetiva e clara.
Aproximação com a realidade profissional
O exercício proporcionou uma vivência próxima da realidade profissional e evidenciou a importância desse momento no processo judicial, já que a sustentação oral pode influenciar diretamente a decisão final do tribunal.
Além de fortalecer os princípios do contraditório e da ampla defesa, a atividade permitiu aos alunos vivenciar a importância de saber se comunicar com clareza, domínio técnico e estratégia, preparando-os para desafios que encontrarão na prática da advocacia.
A sustentação oral em recursos processuais foi dividida em duas etapas e a segunda acontece na próxima terça-feira, 2 de julho, encerrando o semestre letivo.
Tags
Notícias relacionadas
-
07
AGOPolíticas públicas Ulbra, UFPEL e IFSul Charqueadas alinham projeto de indicadores de saúde -
04
AGOSIPAT Educação Física promove ação de bem-estar na GKN -
17
JULUNIVERSIDADE EM MOVIMENTO Ulbra Itinerante percorre todos os municípios da Região Carbonífera -
14
JULDESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Ligas Acadêmicas de Medicina reforçam formação de futuros médicos
Últimas notícias
-
08
AGOGESTÃO EMOCIONAL "Médico das estrelas" compartilha experiências na Ulbra -
07
AGOCONTRIBUIÇÃO MÚTUA Ulbra e IFSul Charqueadas fortalecem parceria em projetos -
05
AGOPolo Regional de Saúde Ulbra, Hospital Regional e Prefeitura alinham ações em prol da Medicina -
05
AGOEXEMPLO DE SUPERAÇÃO Caramelo vira símbolo em estudo internacional sobre catástrofe no RS