Polo Regional de Saúde
Ulbra, Hospital Regional e Prefeitura alinham ações em prol da Medicina
Encontro reforça estratégias de inserção prática dos futuros médicos
Na tarde desta terça-feira (5/08), dirigentes da Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo, do Hospital Regional de São Jerônimo (HRSJ) e da Prefeitura de São Jerônimo reuniram-se para alinhar ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do curso de Medicina. A reunião teve como foco discutir o desempenho curricular dos estudantes, buscando integrar ainda mais os espaços de práticas médicas e fortalecer o compromisso conjunto com uma formação ética, humanizada e de qualidade.
Durante o encontro, foi destacada a importância de se manter sempre abertas as portas do HRSJ e das unidades de saúde do município para receber os acadêmicos de Medicina em atividades, como tem sido desde o início do curso, permitindo a continuidade de uma formação prática alinhada às necessidades reais do sistema de saúde da Região Carbonífera. Também foi ressaltada a necessidade de atenção à infraestrutura urbana e social do município, com foco no acolhimento dos estudantes e de suas famílias, que já vêm se instalando no município em função do curso.
Segundo o superintendente do HRSJ, Everton Meyer Morais, a presença dos estudantes no hospital é uma oportunidade de aprimoramento mútuo.
- A chegada dos alunos da Medicina tem promovido uma nova dinâmica dentro da instituição. Estamos nos desafiando a qualificar ainda mais os nossos processos e serviços, ao mesmo tempo em que contribuímos para a formação de futuros profissionais que, esperamos, permaneçam atuando na região -- destacou Morais.
Representando a Faculdade Ulbra, participaram o superintendente de Educação Superior, Fabiano Pereira Alves, o diretor do campus, Rodrigo Baptista Moreira, a coordenadora acadêmica, Liana Razek Cunha, o capelão Robson Kaufmann, a coordenadora do curso de Medicina, Rosângela Dornelles, o coordenador adjunto, Fábio Caldana, e o coordenador do Polo EAD, Jonathas Winck de Almeida. Pela Prefeitura, estiveram presentes o procurador-geral do município, Olindo Barcellos, e Adriane da Rosa Weber, representando a Secretaria de Saúde. Pelo Hospital, além de Everton, participaram os superintendentes João Batista Pozza e Alexandra Daniel.
Após as manifestações, o grupo acordou em realizar reuniões quinzenais com o objetivo de promover um planejamento contínuo das ações, assegurando que a formação médica aconteça de forma integrada, comprometida e conectada com as demandas da comunidade.
- A construção coletiva é o caminho para garantir o sucesso do projeto institucional. Estamos unindo forças com o hospital, a prefeitura e demais parceiros da região para que o curso de Medicina esteja muito além de uma formação de excelência, mas que também que seja um agente de transformação para o município e seu entorno - afirmou o diretor do campus.
Polo Regional de Saúde
A reunião também reforçou iniciativas que vêm sendo construídas desde a implantação do curso de Medicina, que está em seu primeiro ano, como a articulação para a criação de um Polo Regional de Saúde, projeto que une esforços entre Ulbra, Hospital Regional de São Jerônimo, Multilab, Prefeitura de São Jerônimo e os demais Poderes Executivos da Região Carbonífera, através da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc), entre outras Instituições.
A proposta é que, com a consolidação do curso de Medicina, a região passe a contar com mais infraestrutura, serviços e qualificação profissional na área da saúde, gerando impactos positivos tanto para os estudantes, quanto para a comunidade.
Para a professora Rosângela Dornelles, coordenadora do curso de Medicina, a união entre ensino, serviço e gestão pública é essencial para uma formação médica ética, humanizada e sensível às realidades locais.
- Ao abrir os espaços de saúde da Região Carbonífera para nossos estudantes, estamos também fortalecendo o SUS, promovendo atenção integral à saúde e contribuindo para o desenvolvimento regional de forma sustentável -- disse Rosângela.
A Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo segue investindo em parcerias institucionais que reforcem seu compromisso com a formação de profissionais preparados para transformar a sociedade.
- Com o avanço dessas articulações, o curso de Medicina se consolida como um vetor estratégico para o futuro da saúde na Região Carbonífera - conclui o Superintendente de Ensino Superior, Fabiano Pereira Alves.
Notícias relacionadas
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores
Últimas notícias
-
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVNOVEMBRO AZUL Medicina promove live no instagram sobre prevenção ao câncer de próstata


