COM A PALAVRA
Concurso de oratória da Ulbra leva estudante do Direito para Portugal
Giovana Linck, de Canoas, falou sobre liberdade de expressão e fakes news
A capacidade de argumentação da estudante da Ulbra Canoas Giovana Fleck Linck levou a jovem a vencer o 1º Concurso Ulbra de Oratória do curso de Direito da Ulbra RS Pedro Simon. A final ocorreu na segunda-feira (30/9) diante de juristas renomados e uma plateia lotada. Durante 5 minutos e 58 segundos, a aluna abordou o tema liberdade de expressão e ganhou uma viagem para Portugal. "Me desafiei e estou muito feliz com a vitória. Meu grande sonho é ser promotora. Aprendi gesticulação, entonação e fui com medo mesmo. Escolhi o tema liberdade de expressão que está em alta e cada vez mais percebemos que as fakes news nos desafiam em todas as áreas profissionais", comenta a jovem que recebeu o prêmio das mãos do ex-senador Pedro Simon.
O concurso inédito na Ulbra reuniu 105 inscritos e distribuiu prêmios como tablets e uma viagem para o Seminário de Verão de Coimbra. Acirrada, a final teve a participação de 19 estudantes de Direito de Canoas, Carazinho, Cachoeira do Sul, Guaíba, São Jerônimo, Santa Maria e Torres. Eles puderam falar por um tempo entre 5 e 7 minutos sobre uma das temáticas escolhidas: aborto, pena de morte, maioridade penal, racismo, diversidade, miséria, drogas, pedofilia, feminicídio, crime organizado, armamentismo, Trump, Brics, Mercosul, soberania, democracia, 8 de Janeiro de 2023, ser jovem, liberdade de expressão e a vida.
A comitiva de jurados contou com nomes como o ex-ministro Carlos Marun, o promotor Eugênio Paes Amorim, a desembargadora Márcia Kern, o pastor e capelão-geral da Ulbra, Maximiliano Wolfgramm, o ex-procurador geral de Porto Alegre, Roberto Rocha, e representando a OAB/RS os advogados Darci Ribeiro e Bruna Razera.
Para o presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Carlos Melke, o concurso possibilitou o estímulo ao pensamento crítico e a capacidade de argumentação. "Ao proporcionarmos esse momento aos nossos acadêmicos, estamos incentivando não apenas o domínio da técnica jurídica, mas também a responsabilidade na hora de expor ideias e defender teses. Agradeço ao ministro Carlos Marun pela dedicação, pois a premiação nasceu de uma conversa nossa. Também é uma grande honra a participação do senador Pedro Simon e de todos os jurados. Isso enaltece a Universidade e aqueles que aqui estão", ressaltou Melke.
A coordenadora do curso de Direito da Ulbra Canoas, Francele Marisco, destacou que a premiação é a valorização da expressão oral que é uma das habilidades fundamentais para o futuro profissional do Direito. "É com enorme orgulho que celebramos a vitória da Giovana Linck, representante do campus Canoas. Essa conquista simboliza o empenho da nossa comunidade acadêmica. Os vencedores levam consigo o mérito do esforço individual, mas isso também demonstra o talento e a dedicação. Essa premiação reafirma o compromisso da nossa Instituição com a excelência na formação jurídica."
Vencedores
1º lugar, campus Canoas - Giovana Fleck Linck, tema liberdade de expressão;
2º lugar, campus São Jerônimo - Marcos Alberto dos Santos, tema a vida;
3º lugar, campus Cachoeira do Sul - Luma Friedrich da Silva, tema maioridade penal;
Janice Silva
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School
Últimas notícias
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVNOVEMBRO AZUL Medicina promove live no instagram sobre prevenção ao câncer de próstata






