Direito e Administração
Intercâmbio de cooperação com a Universidad de Huánuco avança
Segunda rodada trouxe propostas de melhoria e estratégias de gestão
Na noite desta quarta-feira (12/11), ocorreu a segunda rodada do projeto de cooperação internacional que envolve acadêmicos dos cursos de Administração e Direito da Ulbra São Jerônimo, em parceria com a Universidad de Huánuco, no Peru.
A atividade faz parte de uma proposta de aprendizado conjunto e troca de experiências multiculturais, promovida pelo professor Álvaro Werlang, junto ao professor Antônio Costa, da Diretoria de Relações Internacionais da Ulbra, com o propósito de estimular o intercâmbio de ideias e boas práticas de gestão entre os dois países.
O trabalho, que combina uma experiência acadêmica global com uma atividade prática de consultoria, tem como foco o desenvolvimento de soluções para pequenas empresas locais, com base em ferramentas modernas de gestão e inovação. Conforme o planejamento da disciplina, esta foi a continuidade da aula internacional iniciada na primeira etapa do projeto, ocorrida em outubro.
Apresentação de estudos
Nesta segunda fase, o professor Richard Marin, da Universidad de Huánuco, apresentou junto com seus alunos do Peru e da Colômbia, um estudo voltado à análise de identidade visual, proposta de valor e indicadores de desempenho (KPIs) das micro e pequenas empresas locais participantes. Foram analisados aspectos como cores, logotipos, posicionamento de marca e métricas de desempenho, apresentando propostas de melhoria e estratégias de gestão.
As empresas participantes do estudo representam diferentes segmentos: Farmácia Quevedo e Papelaria Mapel, ambas de Charqueadas, e o Atelier Costurando Sonhos, de São Jerônimo, que se tornou um exemplo de empreendedorismo feminino e autonomia profissional.
- Os alunos puderam aplicar metodologias como o Canvas e o 5W2H, integrando o que foi proposto nas disciplinas de Modelagem de Negócios e Pesquisa Aplicada. A intenção é transformar o conhecimento acadêmico em planos de ação reais, que contribuam com a profissionalização da gestão desses empreendimentos locais - destacou o professor Álvaro Werlang.
Na sequência, as ideias apresentadas pelos grupos serão aprimoradas e integradas aos projetos finais das disciplinas, com apresentação prevista para ocorrer entre os dias 9 e 11 de dezembro, no XXIII Caminhos da Pesquisa e XII Mostra de Extensão da Ulbra São Jerônimo.
O intercâmbio internacional tem como tema "O DNA dos Negócios Familiares: Desafios e Oportunidades no Brasil e no Peru" e reforça o compromisso da Ulbra São Jerônimo em estimular a inovação, a cooperação acadêmica e o empreendedorismo por meio de parcerias que aproximam estudantes da realidade do mercado e de diferentes culturas.
Notícias relacionadas
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
18
NOVMOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Semana Acadêmica do Direito recebe homenagem do Legislativo de Charqueadas -
13
NOVPARCERIA ULBRA, IFSUL E UFPEL Ulbra São Jerônimo apresenta projetos no Ministério da Saúde -
07
NOVAprender se divertindo Dinâmica em grupo trabalha inclusão e liderança na Psicologia
Últimas notícias
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School




