Curso de História realiza Visita ao Arquivo Público do Estado
Os acadêmicos do curso de História da ULBRA São Jerônimo realizaram no dia 17 de setembro visita ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), criado em 8 de março de 1906, por decreto do então "presidente do Estado" do RS, o Sr. Antônio Augusto Borges de Medeiros.
A visita monitorada foi de grande importância para os alunos, uma vez que o APERS possui acervo documental recolhido do âmbito Federal e Estadual. Seu acervo abrange mais de 6 milhões de documentos relativos ao poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de registros de tabelionatos e registros civis de inúmeros municípios gaúchos.
A visita proporcionou aos alunos conhecimento a respeito da estrutura e do funcionamento do Arquivo, bem como a assimilação da importância das fontes primárias do APERS para a pesquisa científica. Com uma monitoria interdisciplinar e de ótima qualidade, refletiram sobre projetos de Educação Patrimonial na Educação Básica e tiveram exemplos de ações educativas em História utilizando o patrimônio documental.
Além disso, os alunos obtiveram informações a respeito dos projetos de educação patrimonial desenvolvidos pelo Arquivo e tomaram conhecimento da existência de inúmeros documentos relativos à história do Município de São Jerônimo. A visita possibilitou, ainda, que os acadêmicos vivenciassem ricas experiências extracurriculares e valorizou a qualificação diferenciada oferecida pelo Curso de História da ULBRA São Jerônimo, comprometida em qualificar seus acadêmicos para a prática pedagógica através de atividades didáticas e estratégias metodológicas relevantes.
Notícias relacionadas
-
16
SETTomada de decisão Curso de Administração promove teste cego de marcas -
16
SETOPORTUNIDADES Fundação Ulbra reúne oportunidades de estágio e emprego -
15
SETAproximação CEO da Ulbra dialoga com comunidade acadêmica de São Jerônimo -
15
SETAVALIAÇÃO ACADÊMICA Ulbra promove Esquenta Enade com orientações e estratégias para estudantes


