Biotecnologia: Métodos e Aplicações 3ª Edição

Apresentação: 

Curso teórico-prático, voltado a estudantes de graduação, pós graduação e cursos de biologia, farmácia, biomedicina, agronomia, química, medicina veterinária e outros que tenham interesse, desde que comprovem estar matriculados em cursos de graduação da ULBRA e egressos de cursos de biologia, farmácia, biomedicina, agronomia, química, medicina veterinária. Pretende-se apresentar e discutir, com os participantes, vários conceitos e técnicas para extração e purificação de ácidos nucleicos, métodos de clonagem gênica e expressão de proteínas recombinantes, bem como métodos de estudos de proteínas. O curso terá duração de 24 horas e será ministrado em três sábados nos meses de Setembro e Outubro 2016.

Objetivos:

- Discutir métodos de extração e purificação de ácidos nucleicos, clonagem gênica e Expressão de proteínas.

- Proporcionar aos participantes do curso, conhecimentos teórico e prático sobre funções e propriedades de proteína.

- Discutir metodologias empregadas em análise de proteínas,bem como a introdução de métodos e conceitos básicos de purificação de proteínas. Introduzir conceitos de Bioinformática para análise de sequências de nucleotídeos e de aminoácidos.

Público-Alvo:  Estudantes da ULBRA, vinculados aos cursos de biologia, farmácia, biomedicina, agronomia, química, medicina veterinária e de outros cursos relacionados que tenham interesse em praticar e egressos dos cursos  de biologia, farmácia, biomedicina, agronomia, química, medicina veterinária. 

Pré-requisito:

Estudantes vinculados a ULBRA (Graduação/Pós-graduação) dos cursos de biologia ou farmácia ou  biomedicina ou  química ou medicina veterinária.

Egressos dos cursos de biologia ou farmácia ou  biomedicina ou  química ou medicina veterinária.

Trazer JALECO (avental) e luvas para aulas práticas.

Conteúdo Programatico: 

24/09/2016 - Aula Teórica: Noções de DNA e RNA, métodos de Clonagem Gênica: Aula Prática: extração de DNA total e plasmodial, visualização em gel de agarose;

08/10/2016 - Aula Teórica: Proteínas: aspectos estruturais, atividades biológicas, atividades enzimáticas, métodos de purificação. Aula Prática: extração proteica e visualização em gel de poliacrilamida, técnicas de fracionamento de proteínas (Cromatografias de Gel filtrações e Afinidade);

22/10/2016 - Aula Teórica: Técnicas de estudo de proteínas. Aula prática: Análise por Bioinformática.

Ministrante: Profª Arlete Beatriz Becker Ritt: Possui graduação em Ciências- Licenciatura Plena em Quimica pela UNIJUI (1998), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou pós-doutorado empresarial (CNPq) na Empresa BioPlus Desenvolvimento Biotecnológico Ltda (2005-2006) e pós-doutorado (CAPES) na University of Missouri, USA (2006-2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, uréase expressão heteróloga, toxicidade, fatores antinutricionais, fungos fitopatogênicos e proteína. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS. Atualmente é professora adjunta na ULBRA- Canoas atuando nos Cursos de Biomedicina e Agronomia, bem como nos Programas de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada e em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saùde.

Ministrante: Profª Anne Helene Souza Martinelli: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de Doutorado, realizou Doutorado sanduiche na Universidade de Montreal, Canadá (04/2011 -- 09/2011). Possui também Pós-Dooutorado na Universidade de Bologna, Itália (11/2014-03/2015). Possui experiência na área de Biologia Molecular e Bioquímica de proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: clonagem, expressão e purificação de proteínas, proteínas recombinantes, mecanismos de ação de peptídeos fungitóxicos e inseticidas e interação com membranas lipídicas. Atualmente atua como técnica de laboratório, auxiliando nas aulas práticas dos cursos de graduação e como Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Proteínas Tóxicas, nesta mesma Universidade.

Ministrante: Profª Fernanda Cortez Lopes: Possui graduação em Farmácia e Habilitação em Análise Clínicas (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015)  em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pós-doutorado do Instituto do Cérebro, da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, trabalhando com a investigação da ação fungitóxica de uréases de soja (Glycine Max). Durante seu doutorado-sanduíche, na Università di Bologna, trabalhou na elucidação da estrutura tridimensional do Jaburetox, um peptídeo entomo e fungitóxico. Tem experiência na área de Microbiologia, Bioquímica e Biofísica, na produção de enzimas e de metabólitos secundários de fungos filamentosos. Além disso, tem atuando na área de purificação e caracterização de proteínas e peptídeos por métodos biofísicos, bem como estudos bilógicos como atividades antifúngica,antibacteriana e inseticida.

Ministrante: Profª Fernanda Fabero Guedes: Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora de atividadess do curso de Química e dirotora sociall da ABQ-RS. Tem experiência na área de alimentos, com ênfase em desenvolvimento,caracterização físico-química e microbiológica. Desenvolve pesquisa em biotecnologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos e bebidas fermentados, substâncias bactericidas e biodegradação de resíduos orgânicos.

Ministrante: Profº Rodrigo Ligabue Braun: Possui graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é pós-doutor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Bioquímica,com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem molecular, atracamento molecular (docking), dinâmica molecular, evolução molecular.

Ministrante: Profª Valquiria Broll: Possui bacharelado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), e mestrado em biologia celular e molecular (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM- URRGS), tendo como orientadora a Prof Dra.Célia R Carlini e co-orientador Dr. Diogo R. Demartini no mento atua como aluna de doutorado junto ao PPGBCM-UFRGS sob orientação da Prof Dra. Célia R. Carlini e co-orientação do Prof. Dr. Stefano Luciano Ciurli da Università di Bologna (UNIBO- Itália) e do Dr. Diogo Demartini (Pós-doutor no Centro de biotecnologia- UFRGS). Apresenta experiência nas áreas de clonage3m, expressão e purificação de proteínas, bioquímica, ensaios imunoezimáticos, análise estrutural de proteínas e proteômica.

Será fornecido Atestado (válido para Atividades Complementares).

VAGAS LIMITADAS

Modalidade Presencial
Carga Horária 24 horas
Período De 24/09/2016 a 22/10/2016
Horário Sábados 24/09, 08/10 e 22/10 das 09:00 às 12:00 das 13:00 às 17:00
Inscrições De 22/08/2016 a 25/08/2016
Vagas 25
Local Aula teórica - Prédio: 1 Sala: 143, Aula pratica - Prédio:19 Laboratório: 410
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: