Farmacocinética Clínica

Apresentação:

Princípios de biofarmácia e farmacocinética clínica aplicados a farmácia clínica.

Objetivo:

*Compreender os parâmetros farmacocinéticos determinar os valores de biodisponibilidade e bioequivalência.

Público-alvo:

Farmacêuticos.

Conteúdo programático:

*Absorção: Mecanismos e fatores que influenciam a absorção, Biodisponibilidade, Bioequivalência;

*Distribuição dos fármacos: Fluxo sanguíneo, permeabilidade capilar, ligação fármaco-proteína, volume de distribuição;

*Metabolização: Cinética da biotransformação e reações de biotransformações;

*Excreção: Depuração de fármacos por meio da biotransformação, depuração de fármacos pelos Rins, Depuração por outras vias.

*Esquema e otimização das doses: Modelos farmacocinéticos de dose única e dose múltipla, regimes terapêuticos, Janela terapêutica, regimes de infusão contínua e regimes de doses múltiplas, Monitorização terapêutica.

Ministrante João Victor Laureano -- Doutorado em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de farmacocinética e modelagem farmacocinética-farmacocinética de fármacos antimicrobianos. Mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014, na área de farmacocinética, sendo realizada a avaliação farmacocinética pré-clínica de candidatos a fármacos antimaláricos, em ratos e camundongos, desenvolvimento de métodos analíticos para quantificação de candidatos antimaláricos e de fármacos, como Raloxifeno e Gemifloxacino por HPLC e LC- MS/MS. Aluno especial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 2011. Tendo, desenvolvido neste período 2 projetos de pesquisas, sendo estes: Avaliação da penetração tecidual do gemifloxacino em ratos wistar, atráves da técnica de microdíalise? e Modelagem PK-PD in vitro como estratégia para otimização de tratamentos com novos antifúngicos frente as candidemias. Graduado em farmácia pela Universidade Regional Intregada do alto Uruguai e das Missões 2010, tendo realizado o projeto de pesquisa institulado, estudos para obtenção e caracterização de gel contendo extrato seco de cobrina (Tabernaemontana Catharinensis) e Avaliação do processo de cicatrização em ratos. Atualmente é presidente da associação de farmacêuticos do Rio Grande do Sul. Integrante da comissão de Industria do CRF-RS e tenente farmacêutico do Hospital militar de área de Porto alegre, onde atua como chefe do serviço de farmácia e membro das comissões de controle de infecção (CCIH) e segurança do paciente.

Modalidade Presencial
Carga Horária 17 horas
Período De 15/06/2018 a 16/06/2018
Horário Sexta-feira, das 13h às 22h e sábado 09h às 16h.
Inscrições De 07/04/2018 a 13/06/2018
Vagas 20
Local À definir.
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: