Enzimas: da catálise às aplicações

Apresentação:

Aspectos gerais a respeito das enzimas, iniciando pelo processo de catálise, dando enfoque em substratos, inibidores e cofatores enzimáticos, além das condições ideais de catálise. Técnicas de imobilização de enzimas e sua utilização em âmbito industrial e em biossensores. Aplicações de enzimas, tanto industriais, quanto especiais, utilizadas em diagnóstico, pesquisa e terapêutica serão abordadas. Também serão realizadas atividades práticas para que os alunos tenham contato com a realização de reações enzimáticas, com imobilização de enzimas e análises de bioinformática.

Objetivo:

Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos e avançados a respeito de enzimas, bem como técnicas experimentais para que o estudante possa reconhecer os requisitos básicos para realizar um ensaio enzimático, bem como técnicas de imobilização de enzimas, que têm uma grande importância industrial e em diagnóstico. Além disso, o aluno será capaz de analisar as sequências proteicas de enzimas, utilizando ferramentas computacionais.

Público-alvo:

Alunos de graduação dos cursos de química, ciências biológicas e ciências da saúde. Alunos de pós-graduação.

Conteúdo Programático:

  •  Primeiro encontro: Aula Teórica -- Noções de enzimas, catálise, tipos de inibidores, métodos de quantificação enzimática. Aula Prática -- Determinação de atividade enzimática por método colorimétrico e por zimograma.
  • Segundo encontro: Aula Teórica -- Imobilização de enzimas, técnicas e tipos de suportes. Aula Prática -- Aula prática de imobilização de enzimas.
  • Terceiro Encontro: Aula Teórica -- Noções de produção de enzimas em escala laboratorial, em escala industrial, seu uso e aplicações em pesquisa e na indústria. Aula Prática -- Análise de enzimas por Bioinformática.

 

Ministrantes:

Fernanda Cortez Lopes  - Possui graduação em Farmácia e Habilitação em Análises Clínicas (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pós-doutoranda do Centro de Biotecnologia da UFRGS, trabalhando com o desenvolvimento de curativos bioativos contendo o peptídeo Jaburetox. Durante seu doutorado-sanduíche, na Università di Bologna, trabalhou na elucidação da estrutura tridimensional do Jaburetox, um peptídeo entomo e fungitóxico. Tem experiência na área de Microbiologia, Bioquímica e Biofísica, na produção de enzimas e de metabólitos secundários de fungos filamentosos. Além disse, tem atuado na área de purificação e caracterização de proteínas e peptídeos por métodos biofísicos, bem como estudos biológicos como atividades antifúngicas, antibacterianos e inseticidas.

Anne Helene Souza Martinelli  - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante período de Doutorado, realizo Doutorado-sanduiche na Universidade de Montreal, Canadá (04/2011 -- 09/2011). Possui também Pós-Doutorado na Universidade de Bologna, Itália (11/2014 e 03/2015). Possui experiência na área de Biologia Molecular e Bioquímica de proteínas, atuando principalmente os seguintes temas: clonagem, expressão, e purificação de proteínas, proteínas recombinantes, mecanismo de ação de peptídeos fungitóxicos e inseticidas e interação como membranas lipídicas. Atualmente atua como técnica de laboratório, auxiliando nas aulas práticas dos cursos de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Proteínas-Tóxicas.

Fernanda Fabero Guedes  - Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora de atividades do curso de Química. Tem experiência na área de alimentos, com ênfase em desenvolvimento, caracterização físico-química e microbiológica. Desenvolve e pesquisa em biotecnologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos e bebidas fermentados, substâncias bactericidas e biodegradação de resíduos orgânicos e coordena o projeto de extensão Universitária Caracterização de Queijo Colonial Gaúcho.

Joel Ricardo de Souza Cardoso -- Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do curso de Química da Universidade Luterana do Brasil.

*Válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 21 horas
Período De 17/08/2019 a 31/08/2019
Horário Sábados, 17/08, 24/08 e 31/08/2019 - Horário: 09h às 12h30min e das 13h30min às 17h.
Inscrições De 04/06/2019 a 16/08/2019
Vagas 20
Local À definir.
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: