Página Inicial » Graduação » Ciências Biológicas » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marcia de Vargas Kober

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200074409270518

    Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil e professora assistente na Soc. Educação Ritter dos Reis (UNIRITTER) , professor convidado do ILAPEO/EAPON - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Meridional. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, parasitologia e imunologia clinica atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, microbiologia clinica, bacteriologia, parasitologia, imunologia clinica.

  • Docentes

    Daniel Simon

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133188504518834

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos genéticos de patologias humanas e estudos moleculares em doenças infecciosas.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

    Eliane Fraga da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4388826053824317

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) , especialização em Sistemática Zoológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia , com ênfase em Dinâmica de Populações.

    Gabriela Augusta Mateus Pereira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9477085181677358

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1997); Mestre em Neurociências, Grau de Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2002). Professora-pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, ministra as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Patologia Humana nos Cursos de Graduação da Área da Saúde e Bem-Estar Social. Professora no Curso de Tecnólogo em Radiologia, Fundação Saint Pastous/ Sogipa. Estudante de Especialização em Anatomia e Patologia Associada. Estudante de Especialização em Imaginologia. Estudante de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Coordenadora das disciplinas de Radiologia do Grupo A/ Sagah.

    Juliana da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1684574356606924

    Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, atuando como orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde- PPGBioSaúde e no Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada-PPGGTA-MP. Nesta instituição coordena o Laboratório de Genética Toxicológica. Atualmente compõe o Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS (2015-2017), a Diretoria da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica e Genômica Ambiental (MUTAGEN-Brasil) (2016-2018), e o corpo editorial da Mutation Research - Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis (2016-2019). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos e risco ocupacional.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga contratada do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em regime integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). O PPGBioSaúde foi aprovado em 2011 pela CAPES, resultando da fusão do PPG em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA) e do PPG em Diagnóstico Genético e Molecular (PPGDGM). Atua também, desde dezembro de 2008, como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência cardíaca, complicações crônicas do diabetes mellitus, microRNA e polimorfismos genéticos.

    Lígia Rita Pons

    Graduação em Biologia pela Unisinos. Graduação em Ciências pela Unisinos. Especialização em Zoologia PUCRS.

    Marcia de Vargas Kober

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200074409270518

    Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil e professora assistente na Soc. Educação Ritter dos Reis (UNIRITTER) , professor convidado do ILAPEO/EAPON - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Meridional. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, parasitologia e imunologia clinica atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, microbiologia clinica, bacteriologia, parasitologia, imunologia clinica.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Graduação leciona junto aos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Biomedicina e Pedagogia/EAD. No Pós-Graduação atua como Professor e Orientador Permanente no Curso de Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde- Mestrado Acadêmico e Doutorado). É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Participa como Membro Associado da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (SBMCTA). É revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese e Recombinogênese, atuando principalmente nos seguintes temas: Genotoxicidade Química e Ambiental, Cultivo de Células Animais, Teste de Mutação e Recombinação em Células Somáticas de Drosophila melanogaster (SMART), Teste de Micronúcleos com Bloqueio da Citocinese (CBMN) e Teste Cometa.

    Rivaldo Raimundo da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3975234000124282

    Graduado em Ciências Hab Biologia Lic. Plena pela Universidade Estadual de Goiás- UEGO/UNIANA (1994), Pós Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás - UEGO/UNIANA (1995) e Mestrado em Geociências/Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (1999). Atualmente é Biólogo l da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Torres; Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Itapeva; e é professor da Graduação e Pós Graduação da Universidade Luterana do Brasil- Campus Torres. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Mesosauridae, Répteis do Permo-Triassico, Ornitologia, Herpetologia, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: