Página Inicial » Graduação » Ciências Biológicas » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Docentes

    Daniel Simon

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133188504518834

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos genéticos de patologias humanas e estudos moleculares em doenças infecciosas.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

    Elenir de Fátima Wiilland

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7292124483054522

    Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular, histologia e embriologia. (Texto informado pelo autor)

    Eliane Fraga da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4388826053824317

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), especialização em Sistemática Zoológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Dinâmica de Populações.

    Gabriela Augusta Mateus Pereira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9477085181677358

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1997); Mestre em Neurociências, Grau de Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2002). Professora-pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, ministra as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Patologia Humana nos Cursos de Graduação da Área da Saúde e Bem-Estar Social. Professora no Curso de Tecnólogo em Radiologia, Fundação Saint Pastous/ Sogipa. Estudante de Especialização em Anatomia e Patologia Associada. Estudante de Especialização em Imaginologia. Estudante de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Coordenadora das disciplinas de Radiologia do Grupo A/ Sagah.

    Juliana da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1684574356606924

    Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, atuando como orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde- PPGBioSaúde e no Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada-PPGGTA-MP. Nesta instituição coordena o Laboratório de Genética Toxicológica. Atualmente compõe o Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS (2015-2017), a Diretoria da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica e Genômica Ambiental (MUTAGEN-Brasil) (2016-2018), e o corpo editorial da Mutation Research - Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis (2016-2019). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos e risco ocupacional.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas, Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga no Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas/RS, em regime de tempo integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). Além das atividades de ensino e orientação na graduação e na pós-graduação, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da ULBRA. Também faz parte do Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), do Instituto Presbiteriano Mackenzie. De 2008 a 2020 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: complicações crônicas do diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, microRNAs e polimorfismos genéticos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2 (desde 2015).

    Lígia Rita Pons

    Graduação em Biologia pela Unisinos. Graduação em Ciências pela Unisinos. Especialização em Zoologia PUCRS.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Pós-Graduação, é professor e orientador do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde - Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto - Mestrado e Doutorado) desta mesma Instituição. Foi coordenador do PPGBioSaúde no período 2015 - 2017. Na Graduação leciona junto aos Cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Farmácia, atuando em disciplinas nas modalidades presencial e EAD, entre elas Biotecnologia e Genética. É membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - ULBRA) e da Comissão Interna de Biossegurança - CIBio. É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Líder do Grupo de Pesquisa, no CNPq, TOXIGEN - Investigação da Toxicidade Genética. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, Mutagênese e Antimutagênese.

    Rivaldo Raimundo da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3975234000124282

    Graduado em Ciências Hab Biologia Lic. Plena pela Universidade Estadual de Goiás- UEGO/UNIANA (1994), Pós Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás - UEGO/UNIANA (1995) e Mestrado em Geociências/Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (1999). Atualmente é Biólogo l da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Torres; Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Itapeva; e é professor da Graduação e Pós Graduação da Universidade Luterana do Brasil- Campus Torres. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Mesosauridae, Répteis do Permo-Triassico, Ornitologia, Herpetologia, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: