PROIES
Prefeitura de Canoas e ULBRA assinam Termo de Cooperação
Professores municipais estudarão na ULBRA pelo programa

A ULBRA e a Prefeitura de Canoas assinaram na manhã desta quinta-feira, 22.08, Termo de Cooperação para o preenchimento de bolsas de estudos integrais através do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (PROIES). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o instrumento vai oferecer qualificação profissional a cerca de 500 professores e agentes de apoio. Participaram da assinatura o reitor Marcos Fernando Ziemer, o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, o diretor geral do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito e o secretário de Educação Eliezer Pacheco.
O número de servidores que podem ser beneficiados representa aproximadamente 25% do quadro da rede de Ensino Básico do Município. Neste caso, o servidor poderá optar pelos cursos de graduação em licenciaturas ou pedagogia. O reitor Marcos Fernando Ziemer frisou que em 2014 serão ofertadas um total de seis mil bolsas em cursos presenciais. Deste total, quatro mil apenas no Rio Grande do Sul, das quais 2,2 mil são para o campus Canoas.
O secretário e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS) comprometeu-se em apoiar a Instituição na identificação do público-alvo junto às prefeituras no Rio Grande do Sul. “Até o dia 30 (de agosto) vou ter o levantamento do potencial do Estado e vou repassar para vocês (ULBRA). Se em Canoas temos um potencial de 500 (servidores) vamos chegar aos milhares”, comentou. A seleção dos bolsistas seguirá os critérios do PROUNI e os cadastros serão recebidos por meio do Ministério da Educação (MEC).
A ULBRA recebeu parecer favorável da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGNF) para ingressar no PROIES no mês de maio. Com a decisão, a Universidade poderá quitar 90% do seu passivo fiscal junto à União com a oferta de 49 mil bolsas integrais de graduação no ensino presencial, distribuídas ao longo de 15 anos. “Mas isto não significa um perdão da dívida. Estamos pagando juros por este parcelamento. A dívida não foi estagnada. Só depois de aplicado os juros, calculamos a quantidade de bolsas. E teremos que pagar os 10% restantes em dinheiro”, explica Ziemer.
Notícias relacionadas
-
30
JUNCULTURA GRATUITA Missa de Schubert é o destaque do Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra -
27
JUNBALANÇO DO MÊS Estudantes da Ulbra já atenderam 559 pacientes no campus pelo SUS -
24
JUNDESTAQUE Ulbra é finalista do TOP de Mkt ADVB/RS 2025 -
24
JUNCAMPANHA DO AGASALHO Frio intenso faz crescer importância da doação
Últimas notícias
-
23
JUNFORMAÇÃO COMPLETA Ulbra investe na conexão entre esporte e educação -
18
JUNSERVIÇO COMUNITÁRIO Ulbra Canoas oferece atendimento especializado para doença de Parkinson -
17
JUNRECONHECIMENTO Ulbra recebe medalha da Câmara Federal por acolhimento na enchente -
12
JUNVISÃO DE FUTURO Juristas de sucesso compartilham experiências com alunos da Ulbra