Dia da Voz
Fonoaudiologia alerta para cuidados com a voz
Fonoaudiologia alerta para cuidados com a voz

No dia da Voz, lembrado em 16.04, estudantes e professores do curso de Fonoaudiologia da ULBRA Canoas realizarão ações de orientação, junto à comunidade acadêmica, alertando sobre os cuidados com a voz. A exemplo da ação realizada no ano passado, a intenção é atingir estudantes, professores e funcionários da Universidade.
A professora Eda Franco, responsável pela Clínica Escola de Fonoaudiologia, lembra que é preciso estar atento aos primeiros sinais de alteração vocal como cansaço, ardor na garganta ou dor ao falar. “Para evitar alterações devemos estar atentos aos hábitos vocais nocivos externos como cigarro, bebida alcoólica, trocas bruscas de temperatura que fragilizam a laringe e prejudicam a voz”, explica. Ela salienta essas alterações que têm relação direta com a voz também podem estar associadas ao mau uso vocal, como cantar com esforço em um tom que não é o seu, falar muito tempo de forma contínua ou gritar em vez de projetar a voz.
Dicas importantes:
- Um resfriado ou uma gripe podem provocar maiores danos se não tratados. Quando se está resfriado, com voz rouca, as pregas vocais estão inchadas e seguir falando nesta situação pode prejudicar ainda mais a voz. Por outro lado, se estiver com o nariz congestionado, o sistema de ressonância vai estar prejudicado, e usar a voz nesta situação será um esforço a mais, aumentando os problemas.
- A falta de sono também pode provocar o cansaço da voz. Descanse!
- Para quem exerce funções que exigem muito o uso da voz, o cuidado deve ser redobrado. A orientação é economizar as palavras, não falar sem necessidade ou forçar quando em situação de rouquidão. Também não adianta cochichar, pois agindo assim estamos forçando a parte anterior das pregas vocais e prolongando a alteração de voz. Se o sintoma persiste o indicado é procurar ajuda médica ou fonoaudiológica.
- Uma alimentação saudável é importante para a saúde como um todo, trazendo benefícios para corpo e, consequentemente, para a voz. A relação dos alimentos sobre a voz é indireta. A água, por exemplo, não passa pela laringe, mas a hidratação contribui para o funcionamento das cordas vocais, fazendo com que vibrem de forma mais solta, reduzindo o esforço. A maçã possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e da faringe, melhorando a ressonância da voz.
- A professora lembra que a Clínica Escola de Fonoaudiologia da ULBRA atende no prédio 22, 2º andar, no campus Canoas. Mais informações pelo telefone 3477.9269.
Dá uma olhada no vídeo que o pessoal do curso preparou para lembrar o Dia da Voz - http://goo.gl/8sjbrg.
Notícias relacionadas
-
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
07
MAIIntegração Oficinas levam universo dos cursos EAD da Ulbra a alunos de ensino médio -
06
MAIEM BUSCA DE SOLUÇÃO Ulbra solicita ao CFM apuração sobre ato de interdição do HU