Composição da Nota

1 - Avaliação da Aprendizagem

Nas disciplinas teóricas e teórico-práticas

A avaliação da aprendizagem de cada disciplina teórica e teórico-prática ocorre de duas formas:

a) Um total de 4.0 pontos (AP1 + AP2) a distância, na sala de aula virtual, através de atividades avaliativas, distribuídas ao longo do roteiro de aprendizagem.

b) E um total de 6.0 pontos (AS) de modo presencial - no polo de apoio, no final do período letivo da disciplina - através de prova objetiva, individual e sem consulta.

Disciplinas de Grau Final, como Estágios, TCCs, Projetos, PEIs, etc.

As disciplinas denominadas de Grau final não possuem provas presenciais. Sua nota é composta toda de forma online a partir das avaliações e das entregas de relatórios e demais trabalhos distribuídos ao longo do roteiro de aprendizagem. 

2 - Composição da nota

A nota de cada disciplina é composta por três cortes avaliativos:

AP1 (1.5 pontos) + AP2 (2.5 pontos) + AS (6.0 pontos), em um total de 10 pontos, necessitando um mínimo de 7.0 para aprovação.

O cálculo a ser realizado é sempre AP1 + AP2 + AS, que, somadas, compõem a PS (Pontuação do Semestre).

Não havendo aprovação, é possível a realização da AF (Avaliação Final), que tem valor máximo de 10 pontos, com o mínimo novamente de 7.0 pontos para aprovação.

Para que o acadêmico possa realizar a AF (Avaliação Final) em uma disciplina, ele precisa, obrigatoriamente, ter feito a sua AS (Avaliação Semestral).

Alunos aprovados com 7.0 pontos ou mais e que desejarem obter um melhor desempenho como expressão de sua avaliação da aprendizagem podem, da mesma forma, realizar a AF.

Em disciplinas teóricas e teórico-práticas a AP1 e AP2 compõem a parcela online e a AS a parte presencial.

Em disciplinas de Grau Final, em que não há provas presenciais, a AP1, a AP2 e a AS estão distribuídas ao longo do roteiro de aprendizagem. Nesta modalidade não há AF (Avaliação Final).

3 - Processo Metodológico

O trabalho é desenvolvido através da utilização de diferentes estratégias de aprendizagens ativas, de maneira a contribuir com o processo de protagonismo, de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do trabalho pedagógico é o AULA (desenvolvido pela própria universidade). 

O acadêmico recebe atendimento virtual do web professor e do tutor, os quais estão presentes no ambiente virtual de forma assíncrona, orientando as aprendizagens, esclarecendo dúvidas e oferecendo feedback do processo de aprendizagem, por meio de ferramentas como sala de interação para dúvidas, salas de interação de conteúdos e troca de mensagens.

Os materiais didáticos são disponibilizados no Ambiente AULA, constituindo-se por e-books, aulas virtuais, vídeos, artigos e outros materiais indicados pelo web professor.

As atividades práticas constituem importantes recursos para fomentar a aprendizagem ativa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e consolidação das competências, a serem verificadas por meio das atividades avaliativas.

São utilizadas estratégias como: Estudo de caso, Estudo do meio, Estudo de texto, Estudo dirigido, Lista de discussão por meios informatizados, Oficina de trabalho, Painel, Webfólio, Webinário, Solução de problema, Tempestade cerebral, Aprendizagem baseada em problema, Aprendizagem baseada em projetos, dentre outros.

Educação a Distância (EAD) - Av. Farroupilha, 8001 · Saguão do Prédio 6 · Espaço Educação Continuada · Bairro São José · Canoas/RS · CEP: 92425-900
Telefone: 0800.051.4131 · E-mail:
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.