Campo experimental do CEULP/ULBRA é destaque em produção leiteira
A vaca Ximena da Ulbra (ULB 8), da raça Gir, está entre as seis melhores na 1ª Prova Brasileira de Produção Leiteira, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com uma produção média de 13,8 kg/dia. A prova é inédita no País e se realiza na cidade de Uberaba (MG), com a participação de 34 animais. As avaliações iniciaram no segundo semestre de 2003, quando todos os animais foram colocados sob as mesmas condições ambientais, de alimentação e manejo.
Ximena faz parte do plantel geneticamente melhorado do Campo Experimental do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA. O animal foi encaminhado para a prova com 26 meses, em outubro do ano passado. Após inseminação artificial, a vaca pariu sua primeira cria em julho deste ano. As avaliações serão realizadas por um período de dois anos, que cobrirá desde a inseminação da novilha até o final da lactação.
O coordenador do curso de Engenharia Agrícola, Silvestre Nóbrega, observa que a produção alcançada pela Ximena está muito acima da média diária de produção leiteira no Estado, que é de 2,26 litros por animal.
O projeto é considerado por especialistas do setor como o mais arrojado já promovido pela ABCZ na área de matrizes leiteiras da raça. ?Trabalhamos com animais geneticamente melhorados e a participação na prova nacional vai referendar a qualidade do nosso plantel?, destaca o coordenador.
Notícias relacionadas
-
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras -
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI
Últimas notícias
-
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras -
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática


