Autoridades participam da abertura do III Seminário Multicultural
Na abertura do III Seminário Multicultural do CEULP/ULBRA que inicia nesta quinta-feira (3/04) às 19h, no Auditório Central, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentação cultural do Coral da Apae e logo em seguida apreciar a palestra sobre: Aprender a viver junto: um desafio para a inclusão na diversidade, ministrada pelo antropólogo e pós-doutor, Carlos Rodrigues Brandão.
Nesta noite o evento também reúne autoridades como: a Secretária Estadual da Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende; o Secretário Municipal da Educação e Cultura, Danilo de Melo Souza; o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das pessoas com deficiência, Sebastião Ferreira da Silva; o Presidente da Fundação Cultural, Pierre de Freitas; o Coordenador Estadual dos Afrodescendentes e Povos Indígenas da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, Luiz Carlos Benedito; o Presidente do GIAMA, Silvano Mota e o Presidente do DCE do CEULP/ULBRA, Gustavo Araújo.
E no segundo dia do evento a organização promete mais apresentações culturais dos grupos indígena e Quilombolas. No encerramento a descontração fica por conta do Show de lançamento do CD ? Jardim de todos e Cantação dos nomes de Carlos Rodrigues Brandão e Josino Medina, às 20h, no Espaço Cultural, na sala Sinhozinho, a entrada é gratuita.
Quanto à participação nos grupos temáticos os interessados devem se inscrever na manhã do dia 4/04, antes de começar o evento.
Histórico
O primeiro seminário interdisciplinar aconteceu em maio de 2005 e abordou a questão da educação escolar indígena, da inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais, da educação de jovens e adultos, da educação do campo e da Escola Ativa.
Já no segundo evento as discussões foram sobre a Educação Indígena ou Educação Escolar Indígena: Quebrando Paradigmas. Nesse ano, antes de se organizar o evento foram realizadas algumas reuniões com o fórum de discussão composto por acadêmicos e professores das disciplinas de Didática - Organização do Trabalho Pedagógico, Educação Inclusiva e Projetos Educativos Interdisciplinares. Destas, surgiu o tema em debate A Diversidade Cultural na Universidade.
Objetivos
O III Seminário busca promover a reflexão sobre as diferenças individuais, sociais e culturais nas relações e no ensino superior, como passo na superação dos preconceitos e discriminação presentes na diversidade cultural, além de fomentar o debate e a discussão democrática no intuito de eliminar as fronteiras existentes nas ações pedagógico-culturais, superando a idéia e a prática de uma educação homogênea e uniformizada entre as diferentes culturas.
Notícias relacionadas
-
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras -
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI
Últimas notícias
-
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras -
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática


