Faculdades privadas vêem criação da FAPT com otimismo
A sanção da Lei Complementar 71/2011, que cria o Fundo de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), feita pelo governador Siqueira Campos (PSDB) nesta quinta-feira, 31, na presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, foi vista com otimismo por pesquisadores de instituições de ensino superior privadas do Tocantins.
Segundo a coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Conceição Previero, todos os estados que são desenvolvidos em relação a pesquisa científica têm uma fundação de apoio.
"É extremamente motivador, e pelo que pude ver no evento com o ministro , não se vai fazer distinção entre instituições públicas e privadas. Acho que o que deve prevalecer é mérito de cada pesquisa", considerou. Segundo Conceição, que também é pesquisadora, o Ceulp/Ulbra mantém atualmente pesquisas científicas nas áreas de Ciências Agrárias, Informática, Ionosfera e Farmácia.
Para a pesquisadora do curso de Farmácia do Ceulp/Ulbra Isis Prado, a expectativa é de que a FAPT possa auxiliar com linhas de financiamento para compra de materiais, equipamentos e insumos para auxiliar os pesquisadores das instituições privadas.
Católica
Para o coordenador de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Faculdade Católica do Tocantins, Claudemir Andreaci, o Tocantins está longe dos grande centros de pesquisa do país e a FAPT pode auxiliar na concessão de bolsas de especialização para os pesquisadores tocantinenses.
"A aproximação com esse fundo vai ser muito importante, porque pesquisa de boa qualidade sem dinheiro infelizmente é impossível. Acredito que a concessão de bolsas é a melhor forma de avançar nas pesquisas", argumentou.
A Faculdade Católica realiza pesquisas científicas nas áreas da Pecuária, Agricultura e Sistemas de Informação.
Recursos
Questionado pelo CT sobre o montante de recursos que o governo irá destinar para o Fundo de Amparo à Pesquisa do Tocantins, o governador Siqueira Campos não quis precisar um valor. "O governo vai destinar tudo o que puder para o Fundo. Nós vamos sentar com o ministro Mercadante e analisar. Vamos serão recursos maciços, porque para este tipo de atividade não podem ser destinados poucos recursos", afirmou.
Fonte: Portal Cleber Toledo
Notícias relacionadas
-
19
DEZDESTAQUE Cerimônias do Jaleco marcam início da trajetória acadêmica na Ulbra Palmas -
18
DEZACOLHIMENTO Coral encerra o ano de 2025 com arte, união e formação humana -
17
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Turma de Estágio em Saúde Mental finaliza semestre com lançamento de livro -
16
DEZEXTENSÃO SPA-Escola promove bem-estar e autocuidado a pacientes durante o semestre
Últimas notícias
-
15
DEZVIVÊNCIA CULTURAL Estudantes de saúde promovem ação de saúde com crianças em Taquaruçu -
12
DEZPESQUISA Ulbra Palmas realiza III Seminário de Psicologia com ampla participação -
11
DEZAVALIAÇÃO E ESTRATÉGIA Ulbra Avalia encerra com foco em gestão, liderança e evolução institucional -
11
DEZINOVAÇÃO Extensão fortalece formação prática no curso de Nutrição da Ulbra Palmas


