GRANDIOSIDADE
Ulbra Palmas abre Simpósio do Crime com nomes de destaque no Direito
Evento jurídico do Tocantins reúne autoridades em dois dias de debate
A Ulbra Palmas deu início, nesta quinta-feira (28), ao Simpósio do Crime -- Teoria e Prática na Análise da Criminalidade, evento que já entra para a história como um dos maiores encontros jurídicos do Tocantins. Durante dois dias, o Auditório se torna palco de palestras, painéis e debates de alto nível, reunindo alguns dos principais nomes do Direito Penal e Processual Penal do Brasil. São 25 horas de atividades extracurriculares, que colocam Palmas no centro das discussões sobre criminalidade e prática forense.
Na abertura, a coordenadora do curso de Direito da Ulbra Palmas, Ana Isabella Lau, destacou a importância da união de esforços para a realização do evento: "Com palestrantes dando um brilho ainda maior para esse simpósio, quero complementar agradecendo publicamente por essa parceria, pois nada disso seria possível sem que ela fosse tão forte. Também agradeço ao nosso magnífico reitor, professor Marcelo Müller, sempre disposto para que eventos como esse aconteçam. Esperamos que vocês se sintam acolhidos pela nossa casa, e tenho certeza que será um encontro maravilhoso. Aproveitem e obrigada pela presença de vocês".
O reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Müller, também deu boas-vindas ao público, reforçando o caráter inédito do encontro: "Agradeço a oportunidade de receber, juntamente com nossos professores que acompanharão e também atuarão durante o simpósio, alguns dos nomes mais conceituados do Brasil no cenário jurídico. Aqui, eles estarão conosco discutindo, trocando conhecimentos e ampliando as possibilidades na área para boas práticas".
Representando os parceiros do evento, Agnaldo Quintino ressaltou a dimensão inédita da programação: "Juntar todas essas peças não é fácil, mas com tantos esforços de professores e alunos conseguimos realizar este projeto. O evento é para vocês e tenho certeza que será um sucesso. Como eu disse, este é um dos melhores eventos que já tivemos no Estado. Muito obrigado a todos".
Uma das primeiras palestrantes do dia, a advogada criminalista e especialista em feminicídio e violência doméstica Tamara Bessa, destacou a relevância de compartilhar experiências com os futuros operadores do Direito: "Estou muito feliz de estar aqui na Ulbra Palmas, tem muita gente aqui hoje presente. Os palestrantes estão em um alto nível e, quando estamos diante de estudantes de Direito, estamos trabalhando na massa que vai ter o domínio posterior. Porque tudo que a gente luta hoje, iremos colher amanhã, e trabalhando com os estudantes de Direito, nós estamos garantindo essa mudança".
Também presente no primeiro dia do simpósio, o professor e registrador de imóveis Fábio Roque ressaltou a importância da troca de conhecimentos e da magnitude do encontro: "Sou professor universitário desde 2008, então sempre tive contato com a academia e é sempre muito bom nós estarmos também nos renovando enquanto docentes, enquanto palestrantes. Esse contato oxigena as nossas reflexões e, claro, é muito gratificante transmitir conhecimento, um pouco do que a gente vai adquirindo no decorrer da nossa caminhada. Para mim, é uma honra imensa dividir a tribuna com grandes nomes, de diversas experiências, profissionais e acadêmicas. É sempre uma oportunidade boa de rever amigos queridos, mas também uma grande responsabilidade".
Além das falas que marcaram o início, o simpósio trouxe já em seu primeiro dia palestras de destaque, como a do advogado Abizair Paniago e do advogado Zanone Júnior, conhecido por atuar em casos de grande repercussão, como os processos do ex-vereador Dr. Jairinho, do goleiro Bruno e de Adelino Bispo, acusado de atentar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nos próximos painéis, o evento também contará com Rogério Sanches Cunha, membro do Ministério Público de São Paulo e referência nacional em Direito Penal, Andrea Cardinale, professora e especialista em Criminologia, além de Rogério Greco, procurador de justiça aposentado e atual secretário de Justiça de Minas Gerais.
Com um público formado por acadêmicos, profissionais e interessados no tema, o Simpósio consolida Palmas como polo de debates jurídicos de relevância nacional, colocando lado a lado a teoria acadêmica e a prática forense em um encontro histórico para o Tocantins.
Por Karoliny Santiago
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia





