INVESTIMENTOS
Ulbra entrega projetos arquitetônicos à Prefeitura de Palmeirópolis
Ação ocorreu em aula magna e deve beneficiar a comunidade local
Cumprindo o objetivo de contribuir com a sociedade, a Ulbra Palmas realizou na última quinta-feira, 11, a entrega oficial de três projetos arquitetônicos urbanos, desenvolvidos pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. A ação foi realizada durante a Aula Magna semestral e contou com a presença do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO), o prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros, representantes da Prefeitura, vereadores, o presidente do Sindicato Rural, Mércio Viana, membros do Senar Tocantins, Seagro e a comunidade acadêmica.
O destaque da noite foi à apresentação e entrega dos projetos arquitetônicos e urbanísticos desenvolvidos através de uma parceria firmada entre a Ulbra Palmas e a prefeitura de Palmeirópolis desde março de 2025. Nos trabalhos, os acadêmicos desenvolveram com foco em espaços públicos de impacto social, a requalificação Lar de Idosos São Vicente de Paulo, do Parque de Exposições Raimundo Parrião, para o Sindicato Rural, e o Parque Poliesportivo Kirley Genayna, com áreas esporte, lazer e cultura. Houve ainda a apresentação da ideia inicial para a sede da ONG Amiguinhos de 4 Patas, em Palmas-TO. Os projetos desenvolvidos foram finalizados pelo Escritório Modelo do curso, sendo supervisionados pelas professoras Fernanda Abreu e Adriana Dias.
Os projetos desenvolvidos tiveram início nas disciplinas de Projeto de Urbanismo (Profa. Fernanda Abreu) e de Paisagismo (Prof. Leonardo Santiago), nas quais os alunos desenvolveram os trabalhos em equipes, e que foram, posteriormente, finalizados pelo Escritório Modelo do curso, sendo supervisionados pelas professoras Fernanda Abreu e Adriana Dias.
Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Camila Pimentel: "O curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Palmas sempre se faz presente na sociedade, unindo teoria à prática e trazendo para o ambiente acadêmico a vivência do mercado de trabalho. Esse é um dos grandes diferenciais que podemos oportunizar aos alunos".
Já o prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros, destacou o impacto transformador da arquitetura nos municípios do interior: "Entendemos a importância desses três projetos para a cidade de Palmeirópolis. Parabenizo os professores por esse projeto de extensão e acredito muito no poder de transformação por meio da arquitetura. Com projetos como esses, podemos transformar a cidade. Pode parecer distante da nossa realidade, mas basta começar para que a transformação aconteça".
Prática desde o início
A acadêmica Andréia Aparecida Brunetta, do 6º período, destacou a importância do desafio de atender um cliente real durante a graduação: "Foi um projeto extremamente desafiador, mas fantástico. Tivemos um cliente real, reuniões reais, e a experiência foi essencial para que eu me sentisse mais próxima do mercado profissional. Me sinto muito mais segura agora".
Já a acadêmica Ana Vitória, do 8º período, relatou como a experiência com a comunidade de Palmeirópolis foi transformadora: "A população nos acolheu de forma tão calorosa que se tornou nossa maior inspiração. Ver o impacto que nossos projetos podem causar na vida das pessoas nos dá a certeza de que estamos no caminho certo".
Para Eduardo Oliveira, acadêmico responsável pelo projeto do Lar de Idosos, o impacto social da arquitetura: "A ambientação foi pensada para estimular os sentidos dos idosos e promover bem-estar. A arquitetura pode, sim, transformar realidades.", reforçou.
Os projetos desenvolvidos tiveram início nas disciplinas de Projeto de Urbanismo (Profa. Fernanda Abreu) e de Paisagismo (Prof. Leonardo Santiago), nas quais os alunos desenvolveram os trabalhos em equipes, e que foram, posteriormente, finalizados pelo Escritório Modelo do curso, sendo supervisionados pelas professoras Fernanda Abreu e Adriana Dias.
Apoio institucional e reconhecimento das autoridades
O reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Müller, ressaltou o papel social da instituição: "É uma grande satisfação ver nossos alunos entregando projetos que tocam a vida das pessoas. Rompemos os muros da sala de aula e chegamos às necessidades reais da comunidade".
O presidente do Sindicato Rural de Palmeirópolis, Merci Viana de Oliveira, também celebrou o momento: "Agradeço à Ulbra, por meio dos alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, por esse importante trabalho para Palmeirópolis. Nosso sonho se tornou realidade, e agora vamos atrás de recursos para tirar o projeto do papel. Esse será o melhor parque de exposições do nosso país".
Sobre o Escritório Modelo -- Ulbra Palmas
O Escritório Modelo é uma iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Palmas, que promove atividades práticas integradas à extensão universitária. Os alunos desenvolvem projetos reais, em parceria com entidades públicas e privadas, fortalecendo sua formação profissional e contribuindo diretamente para o desenvolvimento urbano e social do estado do Tocantins.
Por Dalvanilde Serra
Notícias relacionadas
-
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras -
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI
Últimas notícias
-
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras -
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática





