PREPARAÇÃO
Hospital Veterinário da Ulbra Palmas inicia novo ciclo de preceptores
Cerimônia reforça compromisso da universidade com o bem-estar animal
O Hospital Veterinário da Ulbra Palmas recebeu, nesta sexta-feira (24), a nova equipe de preceptores que atuará no atendimento à comunidade e no acompanhamento acadêmico dos estudantes de Medicina Veterinária. A cerimônia de apresentação aconteceu no auditório do hospital e marcou o início de um novo ciclo de aprendizado, dedicação e fortalecimento dos serviços oferecidos à população animal da capital.
Durante o evento, o reitor da Ulbra Palmas, professor Marcelo Müller, destacou o pioneirismo e a relevância do hospital dentro do contexto acadêmico e social do Tocantins. "Somos o primeiro hospital criado no estado para atender animais de grande e pequeno porte dentro do espaço acadêmico, e isso nos dá muito orgulho, pois atuamos em vários eixos, o que amplia a formação dos nossos alunos. Precisamos potencializar esses espaços e atendimentos para que nossos profissionais saiam cada vez mais capacitados. E, para isso, contamos com vocês", afirmou o reitor.
O diretor do Hospital Veterinário, Danton Burgue também ressaltou a importância e o reconhecimento que o programa de residência vem conquistando nos últimos anos. Segundo ele, o crescimento da concorrência reflete a consolidação do trabalho desenvolvido pela equipe e o comprometimento com a formação prática e ética dos profissionais.
"A residência está cada dia mais concorrida, e isso mostra o reflexo de um trabalho muito importante sendo feito dentro do hospital por muitas pessoas antes da gente. É um serviço árduo, que exige dedicação e sensibilidade. Trabalhar em um hospital é lidar com incertezas e desafios constantes, mas também com muito propósito", afirmou Danton.
O novo responsável técnico do hospital, odoutor Yan Victor Rodrigues, reforçou o compromisso com a qualidade dos serviços e com a formação dos alunos. "É uma responsabilidade muito grande, mas também uma oportunidade de fazer um trabalho ainda melhor, consciente do que acontece aqui dentro e de como podemos evoluir nossos processos. A ideia é contribuir para que os alunos saiam cada vez mais preparados, bem informados e capazes de enfrentar os diferentes desafios da medicina veterinária", destacou.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Gabriela Fachine, enfatizou o papel do hospital como espaço de integração entre teoria e prática, ensino e extensão. "O hospital é uma extensão do nosso curso. Ele é um espaço de aprendizado e prática, onde os alunos realizam estágios, atividades práticas e participam de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes podem atuar no hospital por meio do programa de estágio de grandes animais, das ligas acadêmicas supervisionadas pelos professores ou no estágio obrigatório, realizado no décimo período do curso. Vocês, preceptores e residentes, são exemplos para os nossos estudantes --- a forma como conduzem o trabalho aqui dentro será a referência que eles levarão para o mercado", destacou Gabriela.
Com o início das novas turmas de residência, o Hospital Veterinário da Ulbra Palmas reafirma seu papel como espaço de excelência em ensino, pesquisa e atendimento clínico, unindo conhecimento, sensibilidade e compromisso com o bem-estar animal e com a comunidade.
Por Karoliny Santiago
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia


