CONHECIMENTO
Ulbra Palmas abre 4ª Jornada de Ciências Agrárias com palestras lotadas
Evento reúne estudantes e profissionais para debater desafios do setor
A Ulbra Palmas deu início, na terça-feira (28), à 4ª edição da Jornada Acadêmica de Ciências Agrárias (JOCA), evento que reúne acadêmicos, professores e profissionais das áreas de Agronomia e Medicina Veterinária. Com o auditório lotado, a programação teve início com palestras e debates sobre o papel dos Conselhos Profissionais e a importância da formação ética e técnica dos futuros profissionais.
A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), Daniel Iglesias; da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-TO), Márcia Helena Fonseca; além de representantes de empresas do setor.
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia, professora Bárbara Esteves, o JOCA é um espaço de integração e reflexão sobre a atuação das Ciências Agrárias na sociedade. "O JOCA é um evento muito importante porque promove a integração entre os estudantes e a aproximação com os profissionais que já estão no mercado de trabalho. É um momento de reflexão sobre o papel do agrônomo e do médico veterinário na sociedade, além de uma oportunidade de aprendizagem. Nossa expectativa é ter um público recorde de quase 500 pessoas nesta edição", explicou.
A professora também celebrou o sucesso da primeira noite. "Tivemos casa cheia e uma abertura com a presença dos presidentes do CREA e do CRMV. A expectativa é que os próximos dias mantenham esse ritmo de troca de experiências e conhecimento", completou Bárbara.
Durante o evento, o presidente do CREA-TO, Daniel Iglesias, participou de uma mesa-redonda ao lado da presidente do CRMV-TO, em um diálogo sobre o papel dos Conselhos na formação dos profissionais e as responsabilidades que acompanham o exercício da profissão. "É gratificante estar com os estudantes e ver o brilho nos olhos de quem está iniciando essa caminhada. A Engenharia e as Ciências Agrárias são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Tocantins", destacou Iglesias.
"É uma alegria participar desta Jornada Acadêmica e dialogar sobre a importância dos conselhos profissionais na formação ética. O Conselho existe para garantir uma atuação responsável, pautada na ética e no compromisso com a sociedade. Aos futuros profissionais, quero lembrar que a ética começa ainda na universidade, nas atitudes e nas escolhas de cada dia. O Conselho está de portas abertas para orientar, apoiar e caminhar junto com vocês nessa trajetória. Parabéns à Ulbra pela iniciativa e pelo incentivo ao debate sobre um tema tão essencial para o futuro das ciências agrárias", disse a presidente do CRMV-TO, Márcia Helena.
Para o estudante de Agronomia, Uirassu Lopes Mendes, a palestra de abertura foi uma oportunidade de ampliar a visão sobre o campo profissional. "A palestra foi muito importante para apresentar não só o curso, mas nossas áreas de atuação no setor agro e na Medicina Veterinária. Foi gratificante participar desse momento e ver a dedicação dos profissionais envolvidos", afirmou.
A acadêmica Aline Lopes também elogiou a programação. "O JOCA foi excelente! Tivemos palestrantes que nos instruíram sobre o futuro no agro e na medicina veterinária. Nota 10 para o evento deste ano!", destacou.
E a estudante de Agronomia Jamille Laísa Fockink completou: "A abertura do JOCA 2025 foi marcada por grandes palestras que puderam esclarecer as dúvidas dos participantes em uma roda de conversa. Tudo foi preparado com muito carinho pela organização e hoje damos continuidade às programações. Vai ser uma semana de muito aprendizado e tenho certeza que será de grande aproveitamento".
Uma semana de debates e vivências práticas
Com o tema "Desafios das Ciências Agrárias para o Desenvolvimento Regional", o evento segue durante a semana com palestras, minicursos e o tradicional Dia de Campo, promovendo discussões sobre clínica, cirurgia, inspeção sanitária, empreendedorismo e sustentabilidade.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Amanda Grechinsski, destacou que a programação foi pensada para abranger as diversas áreas da formação."Estamos abordando quase todas as áreas do curso. A JOCA é uma oportunidade de atualização, de contato com profissionais atuantes e de vivência prática além da sala de aula", ressaltou.
A Jornada segue até sábado (1°) reafirmando o compromisso da Ulbra Palmas em promover o conhecimento técnico e científico aliado à prática profissional e à integração entre universidade e sociedade.
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia


