PRÁTICA E AUTOCUIDADO
Clínica de Enfermagem promove ação de autocuidado para pacientes
Acolhimento e cuidado reforçam impacto do serviço de tratamento de feridas
A rotina da Clínica de Enfermagem da Ulbra Palmas ganhou um toque a mais de afeto antes dos atendimentos realizados no mês de novembro. É que os pacientes em tratamento de feriadas foram recebidos com uma mensagem especial sobre a importância do autocuidado que resultou com um mimo e um lanche coletivo um gesto simples, mas que reforça a dimensão humana do cuidado em saúde.
A ação organizada pelas acadêmicas do nono período buscou mostrar aos pacientes que a cicatrização de também depende da saúde emocional, do vínculo e da forma como cada um se percebe no mundo.
"Os pacientes atendidos aqui na clínica convivem há muito tempo com lesões que causam dor, vergonha e isso os fazem se sentir muito sozinhos, pois nem sempre alguém quer estar perto de alguém queixoso. Então aqui na clínica eles se sentem acolhido, conversam e tem um esclarecimento sobre o autocuidado e higiene. E isso faz com eles tenham uma melhora não apenas da lesão, mas como um todo", afirmou a preceptora de enfermagem, Jamires Brito.
E essa formação cria profissionais mais preparados, pacientes mais acolhidos e uma comunidade que reconhece o valor do cuidado. "Aqui eles começam a atender bem cedo no curso e, quando chegam ao estágio, já têm segurança, raciocínio clínico e experiência. É quase uma especialização dentro da própria universidade", afirma Jamires.
Um espaço de cuidado real e contínuo
A estudante Mariene Rodrigues reforçou a importância da saúde mental para a recuperação: "Fatores psicológicos interferem no processo de cicatrização. Reconhecer a diferença entre solidão e solitude é fundamental estar só pode ser necessário, desde que a pessoa esteja bem consigo mesma".
A colega Cleide Teixeira complementa: "Educação em saúde é papel da Enfermagem. Trabalhamos o vínculo e a rede de apoio porque solidão, quando gera sofrimento, prejudica a cicatrização. Nosso papel é tratar a lesão, mas também promover qualidade de vida".
A paciente Zilda da Silva, beneficiária do BPC é atendida há dois anos e comentou que ações como estas tratam o todo. "É muito bom, excelente. Eu venho toda segunda-feira. O tratamento me ajudou demais. Minha ferida já tinha fechado, voltou depois de alguns meses, mas agora vai melhorar de novo, com fé em Deus", contou.
Por Karoliny Santiago
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia




