Página Inicial » Graduação » Serviço Social » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas


Com o objetivo de proporcionar ao estudante de graduação a formação complementar necessária para uma prática ética e responsável de sua profissão, o curso de graduação em Serviço Social desenvolve junto de seus alunos as seguintes atividades acadêmicas:: 

  • Projeto: Atendimento Sócio-jurídico
    O projeto de Atendimento Sócio-jurídico busca uma contínua qualificação dos serviços jurídicos agregados ao atendimento social aos usuários do Serviço de Assistência Jurídica da Ulbra (SAJUBRA). Constituir-se arena propícia ao olhar interdisciplinar para os aspectos jurídicos e sociais que permeiam os atendimentos já realizados pelo SAJUBRA, oferecendo aos acadêmicos do curso de Serviço Social espaço para inter-relacionar e aplicar as teorias estudadas, aos casos reais em atendimento, através das técnicas de conciliação, arbitramento e mediação.
    A implantação do curso de Serviço Social no CEULS/ULBRA em fevereiro de 2007 torna viável o atendimento socio-jurídico. É fato que o assistente social, em suas múltiplas intervenções na questão social, tem na área jurídica a possibilidade de operacionalizar direitos e "desenvolver ações que ampliem o alcance dos direitos humanos e a eficácia da ordem jurídica em nossa sociedade" (CHUAIRI, 2001). Sua intervenção por meio da mediação familiar, metodologia que vem sendo desenvolvida no ambiente socio-jurídico nos últimos anos, tem contribuído para a solução de conflitos das partes em litígio, e levado os indivíduos a buscar alternativas que se tornem menos danosas, principalmente, para as crianças e adolescentes, maiores vítimas da desestruturação familiar.
    O Projeto é pioneiro no município de Santarém em ambiente de ensino superior e busca estimular a interdisciplinaridade entre as áreas de Direito e Serviço Social, com a discussão dos casos atendidos pelos acadêmicos, e oportuniza pesquisas científicas. O Projeto tem como objetivo geral contribuir para uma melhor qualidade de vida dos moradores pobres do entorno do CEULS/ULBRA, com a prestação de serviço socio-jurídico, por meio da intervenção do Serviço Social como campo de estágio institucional.
  • Projeto: Desenvolvendo competências para o atendimento aos amigos portadores de deficiência do Tapajós (AAPDT)
    Considerando o funcionamento da Associação dos Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós (AAPDT) no prédio do CEULS/ULBRA e diante do compromisso de desenvolver ações que contribuam com essa demanda social, o projeto Desenvolvendo competências para o atendimento aos amigos portadores de deficiência do Tapajós (AAPDT) objetiva fundamentar, com bases mais dinâmicas, estudos que visem proporcionar atendimento à população deficiente santarena, aproveitando suas potencialidades e respeitando suas limitações, e utilizando programas de capacitação, que os levem a desenvolver práticas que os instrumentalize, possibilitando subsídios para atuarem como membros participativos na sociedade. O projeto objetiva também prestar assessoria para a regulamentação das ações da associação e orientação sobre busca de projetos federais que visem à melhoria de qualidade de vida dos deficientes. Visa à participação acadêmica nas atividades da associação.
  • Grupo de estudo para assessoria comunitária
    Objetiva formar grupos de estudos acadêmicos para realizar diagnósticos sociais, levantamentos socioeconômicos em bairros, a partir de um trabalho com representantes comunitários. Já realizado na Vila de Alter do Chão e, atualmente, realizada nos bairros Santo André e Nova República.
CEULS/ULBRA - Av. Sérgio Henn, 1787 Bairro Nova República · CEP 68.025-000 · Santarém/PA
Telefone: (93) 3524.1055 · E-mail: