Arquitetura e Engenharia Civil
Estudantes da ULBRA mapeiam acessibilidade em unidade de saúde
Atividade integrou acadêmicos de Arquitetura e Engenharia Civil.
Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da ULBRA Santarém realizaram uma visita técnica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Interventoria em Santarém. A atividade faz parte da disciplina PI-Segurança do Trabalho, Acessibilidade e Ambiente, ministrada pelo professor Arquiteto Samuel Moura.
Na oportunidade, os acadêmicos realizaram o mapeamento do espaço e o levantamento de dados relacionados às condições de acessibilidade e às rotas de mobilidade existentes no local. O objetivo é identificar possíveis barreiras e necessidades e, a partir do diagnóstico, propor soluções que contribuam para tornar o ambiente mais acessível, seguro e adequado aos usuários.
A atividade integra uma proposta de aprendizagem prática, na qual os estudantes são desafiados a analisar uma situação real e aplicar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula. O projeto contempla uma etapa de diagnóstico e, posteriormente, a elaboração de recomendações, considerando as normas regulamentadoras de segurança e os parâmetros estabelecidos pela NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos para acessibilidade. Segundo o docente Arq. Samuel Moura, a experiência aproxima a formação acadêmica das demandas encontradas no cotidiano profissional.
"Essa atividade é importante porque permite que os acadêmicos saiam do ambiente da sala de aula e tenham contato com uma situação real. Eles conseguem observar, medir, analisar e compreender na prática quais são as barreiras existentes e como o profissional de Arquitetura e Engenharia pode contribuir para desenvolver soluções que promovam acessibilidade, segurança e qualidade de vida para a população."
Aprendizagem baseada em projetos
A disciplina adota a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), estratégia que estimula os estudantes a trabalharem de forma colaborativa na resolução de problemas concretos. Organizados em equipes multidisciplinares, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil atuam nas diferentes etapas do projeto, desde o levantamento das informações e diagnóstico até a elaboração de propostas de intervenção.
A proposta busca integrar conhecimentos relacionados à acessibilidade, segurança do trabalho e sustentabilidade ambiental, permitindo que os estudantes compreendam como essas áreas estão relacionadas na elaboração e adequação dos espaços.
Além de contribuir para a formação profissional, a atividade reforça o compromisso da ULBRA Santarém com uma educação que alia teoria e prática e busca desenvolver soluções que possam gerar impactos positivos na comunidade.
Notícias relacionadas
-
30
SETValorização da vida Pastoral ULBRA promove ações de acolhimento durante o Setembro Amarelo -
29
SETPromoção da cultura de paz Direito ULBRA promove ação no Banco Vermelho contra violência à mulher -
29
SETDiálogo sobre saúde mental Setembro Amarelo: Medicina leva diálogo sobre saúde mental à comunidade -
28
SETRemada Rosa Educação Física apoia projeto de Canoagem com pacientes de câncer de mama
Últimas notícias
-
28
SETReconhecimento Câmara de Santarém homenageia ULBRA por ações de inclusão e acessibilidade -
25
SETULBRA nas escolas! ULBRA participa de Feira do Conhecimento com orientação profissional -
22
SETCuidado na comunidade Medicina ULBRA leva atendimentos de saúde ao Treinão da Paz -
21
SETAcadêmicos de Direito Abertas inscrições para 2º Concurso ULBRA de Oratória




