Recriar-se como professor
Formação Continuada Docente inicia nesta quarta-feira, dia 2
Encontros ocorrerão de forma síncrona, com lives, debates e experiências
A 2º etapa da Formação Continuada Docente inicia nesta quarta-feira, 2, promovendo encontros síncronos de lives, trocas de experiências e vivências do ensino no contexto pandêmico. Todos os eventos acontecerão das 17h às 18h30, e as inscrições devem ser feitas através do link disponibilizado na plataforma Aula. A primeira etapa, que foi realizada em agosto, promoveu capacitações sobre a utilização das ferramentas digitais.
A abertura desta próxima fase será realizada pelo Diretor de Desenvolvimento Educacional da Aelbra, Dr. Pedro Hernández, com mediação do Reitor da Ulbra, Dr. Thomas Heimann, debatendo a temática central Recriar-se como professor no contexto da pandemia: experiências da comunidade de aprendizagem da Ulbra.
Para a diretora acadêmica, Adriana Gallert, o professor tem um papel fundamental no trabalho com as aulas remotas, uma vez que atua no planejamento e orientações de trilhas de aprendizagem selecionando as ferramentas mais adequadas. "Além disso, seu papel é fundamental na relação com os alunos, mantendo o vínculo necessário ao processo de aprendizagem", comentou.
A Formação vem ao encontro, segundo Adriana, com a proposta pedagógica da Ulbra idealizada a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nesta, há um foco no processo de aprendizagem por competências, que se torna um diferencial na formação pessoal e profissional dos estudantes. "A atuação do professor como mediador desse processo, desafiando os estudantes a assumirem efetivamente o seu papel de protagonistas do seu processo de aprendizagem, é fundamental no desenvolvimento das competências no decorrer do curso.''
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
02
MARTurmas 2025/2 Ulbra São Jerônimo celebra formatura de 39 novos profissionais -
27
JANMelhoria Contínua Ulbra Medicina São Jerônimo moderniza sua gestão documental -
07
NOVAprender se divertindo Dinâmica em grupo trabalha inclusão e liderança na Psicologia -
29
OUTOutubro Rosa Especialistas falam sobre saúde, prevenção e direitos das mulheres
Últimas notícias
-
13
MARDESCONTRAÇÃO Atléticas e estudantes da Ulbra participam de jantar de confraternização -
13
MARVISITA NA ULBRA Secretário de Nova Santa Rita destaca que a cidade está em transformação -
13
MARMês da Mulher Combate à violência contra a mulher é tema de mesa-redonda -
11
MARFortalecendo vínculos Boas-vindas 2026/1 agita o Campus com música, integração e brindes


