Feira de Agronegócio
Ulbra consolida na Expointer o fomento ao setor agropecuário
Estudantes tiveram aulas práticas e visão sobre mercado de trabalho
A Ulbra esteve presente na 46ª edição da Expointer, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. A comunidade acadêmica debateu temas relevantes para o cenário econômico nacional e internacional do setor, de 26/8 a 3/9. Os estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharias Mecânica e Mecânica Automotiva conheceram na prática as tendências, as novidades e o fomento à tecnologia e ao setor agropecuário.
A Expointer conectou conteúdo, inovação e conhecimento entre a feira, os estudantes e os docentes da Ulbra, destaca Carlos Melke, presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra. "Nossa universidade não poderia ficar de fora de um evento dessa magnitude, por estar diretamente conectada às questões do agronegócio", enfatiza Melke. Segundo ele, esta edição da Expointer foi importante para a aprendizagem transformadora e direcionada ao mercado de trabalho desenvolvida pela Ulbra.
Parcerias com empresas
A participação na Expointer 2023 foi muito interessante para o curso de Medicina Veterinária, conforme o coordenador Jean Soares. Durante a feira foram conduzidas aulas práticas que permitiram aos alunos uma visão mais próxima da realidade da profissão e do agronegócio, relata Soares. "Além disso, estabelecemos importantes parcerias com empresas e reforçamos as já existentes, visando o desenvolvimento de novos projetos e a criação de oportunidades de estágio prático para nossos estudantes", acrescenta.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária também destaca o Mateando com a Ulbra, que reuniu profissionais para discussões técnicas e aplicadas sobre temas relevantes do agronegócio. "Devido à procura, é muito provável que esse evento continue crescendo e se aprimorando nas próximas edições da feira", prevê Soares.
Vivência prática com o agronegócio
A Expointer trouxe um excelente retorno para os cursos de Engenharias da Ulbra. A afirmação é do coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva, José Lesina Cézar. "Várias oportunidades de parcerias com empresas do setor do agronegócio foram estabelecidas. Nossos alunos, através das aulas ministradas diretamente na Expointer, vivenciaram as modernas tecnologias empregadas nas máquinas e nos equipamentos agrícolas e constataram a importância de aliar a teoria com a prática, uma vez que os projetos do maquinário envolvem os conhecimentos e competências adquiridas nos cursos", afirma.
Segundo Lesina, a Expointer foi também uma oportunidade para os alunos ampliarem horizontes, pois puderam contatar egressos dos cursos já bem-sucedidos em suas atividades profissionais.
O professor de Engenharia na Ulbra, Eduardo Pedro Eidt, diz que a Expointer está cada vez mais voltada para a eficácia, eficiência e para o alto rendimento, visando inovações para o homem do campo.
"Nesse sentido, a tecnologia e a informação são aliadas do setor, que cada vez precisa estar mais capacitado e atualizado. Esta grande feira do agronegócio possibilita integração, acessibilidade do conhecimento e das novas tecnologias", acentua Eidt. "Que a Expointer siga promovendo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como estabelecendo grandes parcerias e negócios", enfatiza o professor.
Participação integrativa
Em 2023, a participação da Ulbra na Expointer foi muito mais intensa e integrativa, avalia a coordenadora do curso de Agronomia, Elisabete Gabrielli. "A presença de alunos e professores nas palestras, em aulas práticas, e mesmo na visitação orientada na exposição foi maior e compensadora. Várias ideias já foram levantadas para o próximo ano, incrementando ainda mais nossa participação", afirma.
Nas rodas de conversa técnica, o Mateando com a Ulbra, Elisabete conta que houve assuntos inovadores e curiosos complementando as atividades já existentes com produtores, expositores e público em geral. Entre os assuntos discutidos, estavam zootecnia de precisão, agricultura inteligente e bubalinocultura.
Sustentabilidade ambiental
Também no Mateando com a Ulbra, a engenheira agrícola Dra. Gizele Gadotti falou sobre zootecnia de precisão, atividade que trata do manejo da produção animal utilizando tecnologia como forma de reduzir perdas e aumentar o controle sobre o sistema produtivo. "A ideia é ter acesso a dados e fazer uma modelagem matemática com o objetivo de ter mais rendimento, menos custo e também maior sustentabilidade tanto ambiental quanto do próprio negócio", destaca Gizele.
Para a coordenadora Elisabete, cada vez mais a informação, ao trazer dados de forma automatizada, faz parte tanto da agricultura quanto da pecuária. "Isso é uma das necessidades que os nossos alunos têm hoje: usar essas ferramentas se adequando aos produtores. Na prática isso é uma forma de agilizar o nosso processo, conseguir resultados, podendo corrigir eventuais erros e melhorar alguns índices", conclui.
Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS -
07
OUTCOMUNICAÇÃO Ulbra integra plataformas na cobertura dos Jogos Estudantis -
04
OUTESPORTE E EDUCAÇÃO Colégio Ulbra Cristo Redentor é o campeão dos Jogos Escolares
Últimas notícias
-
04
OUTRECONHECIMENTO Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS -
03
OUTESPORTE, EDUCAÇÃO Xadrez é atração nos Jogos Escolares na Ulbra Canoas -
02
OUTEsporte e educação Jogos escolares proporcionam momentos de intercâmbio -
01
OUTESPORTE E EDUCAÇÃO Mais de 4 mil pessoas marcam a abertura dos jogos escolares