Página Inicial » Pesquisa

Sobre a Pesquisa

Juntamente com os cursos de graduação e pós-graduação, a pesquisa compõe o alicerce fundamental sobre o qual a Ulbra foi erguida e incentiva o espírito investigativo de alunos e professores na geração de novos horizontes para a educação e a qualidade de vida.

São diversos projetos desenvolvidos dentro dos respectivos grupos de pesquisa, frutos do trabalho de muitos pesquisadores, além de periódicos científicos com a certificação Qualis Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq)

Criado pelo Governo Federal, esta modalidade conta com extensão nacional e possui foco no desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação do conhecimento acadêmico em projetos científicos.

As cotas para projetos da Universidade são concedidas pelo CNPq aos professores pesquisadores com doutorado e que tenham considerável produção científica em periódicos de suas áreas.

Alunos bolsistas do PIBIC não podem participar de outros programas de iniciação científica e tecnológica, sendo vetado o acúmulo de bolsas para estudantes. Também é expressamente proibido que o bolsista possua vínculo empregatício de qualquer natureza. Para saber mais informações, acesse www.cnpq.br ou consulte aqui o edital vigente para inscrições no programa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI/CNPq)

Criado pelo Governo Federal, o PIBITI conta com extensão nacional e possui foco na criação e aperfeiçoamento de tecnologias voltadas para as necessidades acadêmicas e da sociedade.

As cotas para projetos da Universidade são distribuídas pelo CNPq aos professores pesquisadores com doutorado e que tenham considerável produção tecnológica em periódicos de suas áreas.

Alunos bolsistas do PIBITI não podem participar de outros programas de iniciação científica e tecnológica, sendo vetado o acúmulo de bolsas para estudantes. Também é expressamente proibido que o bolsista possua vínculo empregatício de qualquer natureza. Para saber mais informações, acesse www.cnpq.br.

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil (PROICT/Ulbra)

É um programa criado pela Universidade para incentivar acadêmicos a participarem de pesquisas focadas no desenvolvimento científico e tecnológico voltadas para o aperfeiçoamento acadêmico.

As cotas do PROICT são concedidas aos professores que tenham projetos aprovados e regulamentados, conforme as diretrizes de pesquisa da Universidade. Alunos bolsistas dessa modalidade não podem ser beneficiários do FIES, nem cotistas do Prouni/Proies, nem ter algum tipo de desconto, pois essa bolsa não é cumulativa com outros benefícios financeiros  que o aluno possa vir a ter. O valor da bolsa é descontado diretamente da mensalidade do estudante. 

Se você é aluno de um curso de graduação, possui excelente desempenho acadêmico e está devidamente matriculado, procure um professor pesquisador e saiba como concorrer a uma das Bolsas de Iniciação Científica da Universidade. Com elas, você pode ganhar descontos na mensalidade, além de ter um diferencial de formação para o mercado de trabalho.

Fique atento, converse com seus professores, são eles que indicam e orientam os futuros bolsistas.

Ulbra Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: