Bioestatística - Turma confirmada!

Apresentação

A bioestatística é uma ciência matemática que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, utilizando a probabilidade para explicar a frequência da ocorrência de eventos, nas áreas biológicas e da saúde. O estudo de dados estatísticos pode ser dividido em duas fases, a estatística descritiva, que descreve a amostra, e a indutiva, baseada em probabilidade. Nesse sentido o presente curso pretende revisitar as bases conceituais e operacionais da bioestatística como ferramenta fundamental na investigação científica, verificando sua aplicabilidade no software estatístico SPSS. 

Essa disciplina faz parte da Pós em Ciências do Exercício: Fisiologia e Populações Especiais e o graduando poderá cursar a mesma com aproveitamento futuro quando for fazer ao curso. 

Objetivo

Aplicar o raciocínio estatístico em pesquisas, através da análise de dados, visando a utilização e interpretação de informações estatísticas em projetos na área da saúde.

Público-alvo

Estudantes e profissionais da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional ou Medicina que atuam ou desejam atuar na área da Fisiologia e Populações Especiais.

Conteúdo programático

  • Conceitos básicos de Estatística (População, Amostra, variáveis qualitativas e variáveis quantitativas);
  • Estatística descritiva (Organização dos dados Representações gráficas Medidas de tendência central Medidas de dispersão e variabilidade);
  • Amostragem;
  • Estimação;
  • Testes de hipóteses: Qui-quadrado, Teste t-student, ANOVA, Correlação;
  • Interpretação e aplicabilidade dos resultados da pesquisa epidemiológica.

Ministrante Prof. Daniel Carlos Garlipp - Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento humano, aptidão física, saúde, performance, crianças e adolescentes, treinamento, fisiologia humana e do exercício. É professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil nos cursos de Educação Física e Medicina.

*Curso válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 17 horas
Período De 25/05/2019 a 26/05/2019
Horário Sábado e domingo, 25 e 26/05. Horário das 08h30min às 12h30min e das 14h às 18h.
Inscrições De 08/03/2019 a 23/05/2019
Vagas 60
Local A definir
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: