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O Programa

O doutorado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática fornece elementos conceituais e metodológicos para a formação de profissionais com perfil de pesquisador, aptos a seguir carreira acadêmica, bem como formar professores capazes de serem "formadores de formadores", indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização.

Formação: Doutor em Ensino de Ciências e Matemática
Modalidade Presencial
Pós-graduação Doutorado
Duração 8 semestres
Como Ingressar Processo Seletivo
Curso recomendado pela CAPES
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Promover e realizar pesquisas na área de Ensino, qualificando e aperfeiçoando o pesquisador docente da Educação Básica e do Ensino Superior, de modo a desenvolver e fomentar processos educacionais em Ciências e Matemática na perspectiva das demandas contemporâneas.

Professores de Matemática, Física, Biologia e Química que atuam nos diversos níveis de ensino, bem como profissionais de outras áreas afins que queiram se dedicar à pesquisa em ensino de Ciências e Matemática.

Área de Ensino de Ciências e Matemática

Esta área foi criada na CAPES em setembro de 2000. O primeiro curso aprovado pela área, em outubro de 2000, foi o mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana.

A Comissão da área, nesta oportunidade, era constituída pelos professores pesquisadores Eduardo Mortimer, Oto Néri Borges, Rômulo Lins, Frederico S. de Sousa Cruz, Roque Moraes, Terezinha Valim Gonçalves, Tânia M. M. Campos, Adelaide Falijoni-Alario, Nélio Bizzo e o representante da Área, Marco Antônio Moreira.

Ao longo dos meses de abril e maio do ano de 2000, a Universidade foi atendida pela área em várias consultas no sentido de criar o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Teve sucesso com o seu projeto em 2001, com o parecer favorável à recomendação. A área de Ensino de Ciências e Matemática possui uma profunda preocupação em jamais abrir mão de rigorosos critérios de qualidade. Neste sentido, a qualificação do corpo docente, as atividades de pesquisa e as publicações em periódicos arbitrados, de nível nacional e internacional, estão entre os primeiros e mais importantes critérios a serem utilizados.

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

O programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática foi avaliado pela Comissão da Área, na reunião dos dias 19 a 23 de novembro de 2001, com parecer favorável à recomendação. Sendo recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) na reunião de 13 e 14 dezembro de 2001, com conceito 3, com emissão do Ofício Nº Ref. CAA/CTC/276 de 17 de dezembro de 2001. Iniciou, oficialmente, suas atividades em março de 2002.

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