Página Inicial » Pesquisa

Sobre a Pesquisa

Juntamente com os cursos de graduação e pós-graduação, a pesquisa compõe o alicerce fundamental sob a qual a Ulbra foi erguida e incentiva o espírito investigativo de alunos e professores na geração de novos horizontes para a educação e a qualidade de vida.

São diversos projetos, frutos do trabalho de 487 pesquisadores e mais de 100 grupos de pesquisa no Brasil, além de periódicos científicos com a certificação Qualis Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq)

Criado pelo Governo Federal, esta modalidade conta com extensão nacional e possui foco no desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação do conhecimento acadêmico em projetos científicos.

As cotas para projetos da Universidade são concedidas pelo CNPq aos professores pesquisadores com doutorado e que tenham considerável produção científica em periódicos de suas áreas.

Alunos bolsistas do PIBIC não podem participar de outros programas de iniciação científica e tecnológica, sendo vetado o acúmulo de bolsas para estudantes. Também é expressamente proibido que o bolsista possua vínculo empregatício de qualquer natureza. Para saber mais informações, acesse www.cnpq.br ou consulte aqui o edital vigente para inscrições no programa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI/CNPq)

Criado pelo Governo Federal, o PIBITI conta com extensão nacional e possui foco na criação e aperfeiçoamento de tecnologias voltadas para as necessidades acadêmicas e da sociedade.

As cotas para projetos da Universidade são distribuídas pelo CNPq aos professores pesquisadores com doutorado e que tenham considerável produção tecnológica em periódicos de suas áreas.

Alunos bolsistas do PIBITI não podem participar de outros programas de iniciação científica e tecnológica, sendo vetado o acúmulo de bolsas para estudantes. Também é expressamente proibido que o bolsista possua vínculo empregatício de qualquer natureza. Para saber mais informações, acesse www.cnpq.br ou consulte aqui o edital vigente para inscrições no programa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (PROBIC/FAPERGS)

É uma iniciativa do Governo do Estado que concede bolsas para projetos de pesquisa, buscando estimular a inovação científica e acadêmica de instituições regionais de ensino superior.

As cotas para orientandos desse programa são distribuídas pela Ulbra para professores com doutorado e de preferência credenciados em cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade.

Alunos cotistas do PROBIC não podem ter vínculo empregatício de qualquer natureza com empresas privadas ou outras agências de fomento federal, estadual e municipal. Para mais informações, acesse www.fapergs.rs.gov.br ou consulte aqui o edital vigente para essa modalidade.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PROBITI/FAPERGS)

É uma iniciativa do Governo do Estado que, através da concessão de bolsas científicas em instituições regionais de ensino superior, busca estimular o desenvolvimento tecnológico e o bem-estar social.

As cotas para orientandos desse programa são homologadas pela Ulbra para professores com doutorado e de preferência credenciados em cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade.

Alunos cotistas dessa modalidade não podem ter vínculo empregatício com empresas privadas ou outras agências de fomento federal, estadual e municipal. Para mais informações, acesse www.fapergs.rs.gov.br ou consulte aqui o edital vigente para essa modalidade.

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil (PROICT/Ulbra)

É um programa criado pela Universidade para incentivar acadêmicos a participarem de pesquisas focadas no desenvolvimento científico e tecnológico voltadas para o aperfeiçoamento acadêmico.

As cotas do PROICT são concedidas aos professores que tenham projetos aprovados e regulamentados, conforme as diretrizes de pesquisa da Universidade. Alunos bolsistas dessa modalidade não podem ser beneficiários do FIES, nem cotistas do Prouni, uma vez que o valor da bolsa é descontado diretamente da mensalidade do estudante. 

Se você é aluno de um curso de graduação, possui excelente desempenho acadêmico e está devidamente matriculado, procure um professor pesquisador e saiba como concorrer a uma das Bolsas de Iniciação Científica da Universidade. Com elas, você pode ganhar descontos na mensalidade e até viagens de intercâmbio no exterior, através do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Desenvolva junto de seu orientador uma linha de pesquisa e escolha entre atuar no desenvolvimento de novas tecnologias ou na busca pelo aperfeiçoamento científico. Fique atento, converse com seus professores, são eles que indicam e orientam os futuros bolsistas.

ULBRA Guaíba - BR 116, nº 5724 · Bairro Moradas da Colina · CEP 92.500-000 · Guaíba/RS
Telefone: (51) 34912706 - (51) 34801618 e (51) 34800427 · Fax: (51) 34912923 · E-mail:
tempo: 0.1949
Memoria: 5.38MB