Adaptações Cardiorrespiratórias ao Esporte e Exercício

Apresentação

Analisar as adaptações agudas e crônicas do sistema cardiorrespiratório em resposta ao exercício físico e treinamento. Essa é uma disciplina da especialização em Ciências do Exercicio: fisiologia e populações especiais

Objetivo

Discutir os efeitos agudos e crônicos do esporte e exercícios físicos sobre as variáveis cardiovasculares.

Público-alvo

Estudantes e profissionais da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional ou Medicina que atuam ou desejam atuar na área da Fisiologia e Populações Especiais.

Conteúdo Programático

- Fisiologia do Sistema Cardiovascular.

- Controle barorreflexo arterial.

- Controle quimiorreflexo.

- Efeito agudo do exercício físico na pressão arterial e frequência cardíaca.

- Mecanismos envolvidos na resposta hemodinâmica ao exercício físico.

- Reflexo pressor do exercício físico.

- Efeito crônico do exercício físico na pressão arterial e frequência cardíaca.

- Mecanismos adaptativos ao treinamento físico.

Ministrante Álvaro Reischak de Oliveira - Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1988) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) - UFRGS (1998). Realizou estágio pós-doutoral na Loughborough University - UK. É professor titular da Escola de Educação Física da UFRGS e coordenador do Grupo de Estudos em Fisiologia e Bioquímica do Exercício - GEFEX. É orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Tem experiência na área de Fisiologia do Exercício, com ênfase em Respostas e Adaptações Cardiovasculares e Metabólicas ao Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício, estresse oxidativo, função endotelial, lipemia, treinamento físico, consumo máximo de oxigênio e limiares ventilatórios.

Mais vantagens para você

  • Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
  • Educação continuada na sua formação
  • Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos
*Consulte todas as condições com a extensão. Ao solicitar a emissão do certificado poderá ser cobrada uma taxa adicional.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?