Adaptações Neuroendócrinas ao Esporte e Exercício

Apresentação

Ajustes e adaptações do sistema neuroendócrino em resposta ao exercício físico e treinamento. Essa é uma disciplina da especialização em Ciências do Exercicio: fisiologia e populações especiais

Objetivo

Discutir os efeitos agudos e crônicos do esporte e exercícios físicos sobre as variáveis neuroendócrinas.

Público-alvo

Estudantes e profissionais da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional ou Medicina que atuam ou desejam atuar na área da Fisiologia e Populações Especiais.

Conteúdo Programático

- Sistema neuroendócrino

- Inervação do músculo

- Características da unidade motora

- Secreções endócrinas em repouso e induzidas pelo exercício

- Hormônios gonádicos

- Peptídios opióidios e exercício físico

Ministrante André Luiz Lopesa - Possui doutorado e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014 e 2010), graduação em educação física pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é aluno pesquisador do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e avaliador físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no centro universitário do Vale do Taquari, Univates de Lajeado, das disciplinas; Educação Física e Saúde, Formação Pessoal, Bases Teóricas do Treinamento Esportivo e Ginástica Geral. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em saúde e desempenho humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia e bioquímica do exercício, composição corporal, anatomia, alimentação, treinamento esportivo e avaliação física. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK), sendo instrutor da metodologia com o grau de cineantropometrista nível III.

Mais vantagens para você

  • Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
  • Educação continuada na sua formação
  • Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos
*Consulte todas as condições com a extensão. Ao solicitar a emissão do certificado poderá ser cobrada uma taxa adicional.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?