Introdução à metodologia de pesquisa na área da saúde

Apresentação:

O curso propõe a introduzir os participantes no universo da Pesquisa Científica, familiarizando-os com a metodologia de pesquisa, elaboração de projetos, leitura e redação de artigos científicos, apresentação de trabalhos acadêmicos, bem como conceitos básicos de Bioestatística. Ao final do curso, os alunos deverão estar mais bem preparados para compreender as diferentes etapas da pesquisa na Área da Saúde, bem como deverão ter aprimorado a autonomia e senso crítico relativo às áreas estudadas.

Objetivos: 

  • Apresentar aos alunos aspectos fundamentais à aquisição do conhecimento científico, tais como epidemiológicos, estatísticos e éticos;
  • Qualificar o aluno a desenvolver hipóteses, definir questões de pesquisa e elaborar projetos;
  • Capacitar o aluno a organizar, descrever, realizar análises básicas e resumir dados experimentais;
  • Familiarizar o aluno com a leitura crítica e redação de artigos científicos;
  • Desenvolver no aluno habilidades como a criatividade e o espírito crítico na elaboração e análise de trabalhos de pesquisa.

 Público-alvo: 

Estudantes de Graduação na Área da Saúde.

 Conteúdo Programático:  

Ementa: Delimitação do problema, hipóteses e objetivos. Elaboração de um projeto de pesquisa.  Pesquisa bibliográfica. Vieses. População e amostra. Introdução aos tipos de pesquisa.  Delineamentos: Estudo transversal e caso-controle. Ensaio clínico randomizado. Revisão Sistemática e Metanálise. Análise de texto científico. Redação Científica. Referências e citações bibliográficas. Aspectos éticos em pesquisa. Conceitos básicos em Bioestatística. Níveis de medida: nominal, ordinal, discreta e contínua. Variáveis. Métodos de coleta de dados. Organização de dados. Medidas de tendência central e de variabilidade. Estatística Descritiva. Distribuição de Gauss. Distribuição amostral das médias. Testes de hipóteses.

Procedimentos didáticos: Aulas expositivo-dialogadas sobre os referenciais teóricos de cada tópico. Discussão de artigos científicos. Aulas teórico-práticas e práticas (Laboratório de informática). Apresentação de seminários (em formato de apresentação oral e pôster em modelo de eventos científicos). Trabalhos escritos (Elaboração de projeto de pesquisa e redação de artigo científico).

Avaliação: Ao longo do curso os alunos, em grupos previamente determinados, prepararão um projeto de pesquisa ou um artigo de revisão dentro de suas áreas de maior interesse.

Ministrante: Prof.ª Angelica Cerveira de Baumont: Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento e Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS, Biomédica graduada pela UFCSPA. Atualmente, é bolsista PNPD/CAPES-PROEX nível pós-doutorado junto ao programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Possui ampla experiência em pesquisa científica, tendo atuado em diversos grupos de pesquisa de diferentes instituições como HCPA, UFRGS, USP, INCOR, UFCSPA e IC-FUC-RS.

*Curso válido para horas complementares.

 

Mais vantagens para você

  • Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
  • Educação continuada na sua formação
  • Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos
*Consulte todas as condições com a extensão. Ao solicitar a emissão do certificado poderá ser cobrada uma taxa adicional.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?