Toxicologia in silico: Prática e aspectos regulatórios

Apresentação: 

O curso visa introduzir o aluno no emprego de metodologias computacionais (ou  seja, in silico) voltadas para a predição de efeitos toxicológicos, como mutagenicidade (teste de Ames) e aberração cromossômica (micronúcleo), tomando como referência a legislação vigente, especificamente a normativa RDC 53/2015 (ANVISA) e a diretriz ICH M7 (OECD).

 Objetivos:

  • Discutir as metodologias in silico de predição de toxicidade no contexto do desenvolvimento e registro de fármacos, medicamentos e demais produtos aplicados à saúde e bem-estar.
  • Introduzir o aluno no uso de programas que utilizam metodologias (Q)SAR para a predição de endpoints toxicológicos.
  • Orientar e discutir as melhores formas de interpretação dos resultados das técnicas utilizadas.
  • Discutir as vantagens e limitações das técnicas utilizadas.

Público-alvo: 

Alunos e profissionais das áreas de Farmácia, Biomedicina, Química e Ciências Biológicas.

Conteúdo programático:

  • Teórica: Quimioinformática e metodologias (Q)SAR: Relações (Quantitativas) Estrutura-Atividade. Coeficiente de similaridade. Métodos Baseados em regras e métodos estatísticos. Considerações sobre o Domínio de Aplicabilidade. Diretrizes RDC 53/2017 e ICH M7.
  • Prática: Primeiros passos: uso de bancos de dados toxicológicos e de substâncias químicas. Editores de fórmulas químicas. Conversão entre formatos de estrutura 2D: SMILES e SDF. Uso da suíte de programas VEGA HUB. Interpretação dos resultados.
  • Teórica: Emprego de abordagens read-across para solução de problemas relacionados com a falta de dados (gap filling).
  • Prática: Uso da suíte de programas T.E.S.T (Toxicity Estimation Software Tool). Interpretação dos resultados. Comparação entre resultados entre as suítes VEGA e T.E.S.T.
  • Teórica: Discussão dos usos, limitações e aplicações das metodologias in silico para fins de desenvolvimento e registro de produtos aplicados à saúde e bem-estar.

Pré-Requisitos:

  • Trazer Notebook

Público-alvo: 

Alunos e profissionais das áreas de Farmácia, Biomedicina, Química e Ciências Biológicas.

Ministrante:

Hermes Luís Neubauer de AmorimPossui graduação em Quimica pela Universidade Luterana do Brasil (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto do Curso de Química e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada, modalidade Mestrado Profissional, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Modelagem Molecular, Quimioinformática e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformática, simulação por dinâmica molecular, relações estrutura-função de macromoléculas biológicas, toxicologia in silico, descoberta e planejamento agentes terapêuticos.

*Válido para horas complementares.

Documentos

Mais vantagens para você

  • Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
  • Educação continuada na sua formação
  • Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos
*Consulte todas as condições com a extensão. Ao solicitar a emissão do certificado poderá ser cobrada uma taxa adicional.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?