Fitoterapia nas Fases da Vida - PRORROGADO

Apresentação:

O curso visa proporcionar uma visão Farmacoterapêutica sobre a fitoterapia e as suas implicações nas diferentes fases da vida. A grande diversidade da flora brasileira e a variabilidade bioquímica e fisiológica nas diferentes etapas da vida nos instigam ao aprimoramento constante dos saberes sobre esse importante arsenal terapêutico. Para alcançarmos este objetivo, as aulas serão teóricas expositivas e serão abordados conceitos gerais sobre o emprego terapêutico, toxicologia e bioquímica dos fitoterápicos, das formas farmacêuticas disponíveis, da legislação e dos aspectos éticos envolvidos. O curso será dividido entre duas partes: a primeira parte do curso, sobre os conceitos gerais e introdutórios sobre a fitoterapia e os seus aspectos farmacológicos e na segunda parte voltada para as principais indicações terapêuticas e suas implicações na pediatria, fase adulta e na geriatria.

Objetivo:

O curso visa proporcionar uma visão farmacoterpêutica sobre a fitoterapia e ampliar os conhecimentos sobre o tema a partir de sua aplicação nas diferentes fases da vida. Ampliar a compreensão e a análise crítica do uso dos fitoterápicos para que estudantes e profissionais da saúde possam guiar as suas práticas de maneira mais responsável e segura, visando sempre o uso racional de medicamentos.

Público-Alvo:

Profissionais ou estudantes da área da saúde.

Dia 01: 05/11/2016

- Introdução á Fitoterapia                                                                                                                   

Conceitos básicos e abordagens gerais do curso, formas farmacêuticas, aspectos éticos e legais,prescrição de fitoterápicos.

- Farmacologia dos fitoterápicos                                                                              

Aspectos gerais em química farmacêutica, farmacocinética, toxicologia e bioquímica dos fitoterápicos.

 Dia 02: 12/11/2016

- Pediatria (crianças e adolescentes)

Principais indicações terapêuticas de fitoterápicos para crianças e adolescentes. (hormonal-estético, dor e inflamação, êmese, infecções de pele e gástrica, tosse e estados gripais, alergias);

 - Adultos                                                                                                                                

Principais indicações terapêuticas para adultos. (hormonal-menopausa, genital reprodutora, cardiovascular, SNC, obesidade e síndrome metabólica, estética e esporte, detoxificação)

- Geriatria                                                                                                                           

Principais indicações terapêuticas  de fitoterápicos para idosos.(gastrointestinal hepático e renal, pneumologico, imunológico, osteoarticular)

- Casos especiais (gestantes e lactentes) /discussões de casos e fechamentos

Tópicos gerais sobre fitoterapia em gestantes e lactentes/encerramento.

Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de farmacologia, bioquímica, toxicologia e atenção básica ao paciente.

Ministrante: Cristiane Bernardes de Oliveira - Farmacêutica graduada pela ULBRA, Especialista em Fitoterapia e Especialista em Homeopatia pelo Centro de Ensino Superior em Homeopatia -- IBEHE. Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da UFRGS em produtos naturais com ênfase no SNC e doença de Alzheimer. Professora Adjunta da ULBRA junto aos cursos de Farmácia e Estética e Professora Substituta na Faculdade de Farmácia da UFRGS. Possui experiência na área de Farmácia com ênfase em Química Farmacêutica e Medicinal atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de novos fármacos a partir de produtos de origem vegetal, ensaios de avaliação farmacológica "in vivo" de produtos naturais, controle de qualidade de qualidade de fármacos e validação de metodologias analíticas.

Ministrante: Rafael Gomes Von Borowski - Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGF/UFRGS). Mestre em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UFRGS). Ênfase em prospecção, síntese e avaliação biológica de moléculas de interesse farmacêutico no controle de biofilmes patogênicos, análises toxicológicas, neurucomportamentais e nerocognitivas. Farmacêutico, graduado pela ULBRA.

Modalidade Presencial
Carga Horária 16 horas
Período De 05/11/2016 a 12/11/2016
Horário AGUARDE NOVAS DATAS!!!!
Inscrições De 06/09/2016 a 31/10/2016
Vagas 20
Local à definir
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: