Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Prevenção e Tratamento do Trauma Dentário

Prevenção e Tratamento do Trauma Dentário

Traumatismos alveolodentários são considerados como um dos principais agravos em saúde bucal, transformando-os em um problema de saúde pública. Representam grande impacto na qualidade de vida da criança e do adolescente, como limitações à mastigação ou fala, comprometimento da estética e problemas psicológicos no convívio social. As lesões traumáticas requerem atendimento de urgência e acompanhamento adequados, o que muitas vezes não acontece, ou por dificuldade de acesso ou por tratamento inadequado.

O público-alvo é principalmente composto por crianças e adolescentes (0 a 17) anos com histórico de traumatismo dentário, que recebem atendimento clínico no ambulatório do curso de Odontologia Ulbra/Canoas. Além do professor coordenador, fazem parte do projeto acadêmicos do 8º ao 10º semestre do curso de graduação bem como alunos de mestrado e doutorado.

A relevância social deste projeto está associada à diminuição da lacuna existente tanto no acesso quanto ao tratamento de pacientes com traumas dentários, especialmente na população social e economicamente mais vulnerável. E, para os alunos voluntários do projeto, o grande objetivo é contribuir para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes na abordagem e prevenção dos traumatismos dentários.

O atendimento de pacientes ocorre nas quartas-feiras, horário vespertino, a partir das 17h30min. O contato para agendamento pode ser pessoal, junto à recepção do curso de Odontologia, ou pelo telefone: (51) 3462-9514.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: