Medicina
Acadêmicos do Curso de Medicina têm trabalhos premiados
Acadêmicos têm trabalhos premiados em dois eventos
Acadêmicos do curso de Medicina da ULBRA Canoas tiveram seus trabalhos científicos premiados no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar e na Jornada Gaúcha de Terapia Intensiva, ocorridos nos dias 20 e 21.09, em Porto Alegre e Caxias do Sul, recebendo o primeiro lugar e a menção honrosa no Congresso e o segundo lugar na Jornada regional. Representando a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva, com orientação do professor Diego da Rosa Miltersteiner, a estudante Tamara Vidaleti apresentou o trabalho intitulado Avaliação do Escore ATN-ISS como Fator Prognóstico de Lesão Renal Aguda. Já Juan Diego Zambon apresentou os resultados do estudo sobre Mortalidade em Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva.
Segundo o professor, o trabalho teve início há cerca de dois meses, quando os acadêmicos decidiram participar dos encontros levando casos interessantes sobre pacientes criticamente enfermos que haviam sido discutidos durante o trabalho na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Miltersteiner explica que os estudos avaliam as possibilidades do paciente internado em UTI desenvolver insuficiência renal, seja por agravamento de doenças ou por administração dos medicamentos. O docente destaca ainda que a oportunidade de participar de eventos científicos é, para muitos acadêmicos, o primeiro contato com a pesquisa.
Orgulhoso, o orientador lembra do quanto a equipe envolveu-se no desenvolvimento do trabalho. "Eles se inscreveram e obtiveram méritos até então inimagináveis, haja visto que ainda não tínhamos um viés científico desse porte", afirma. "Entrei na ULBRA para estudar Medicina com 17 anos, e aqui fiz a pós-graduação. Prossegui meus estudos e, hoje, com quase 35 anos, tenho mais lembranças da minha vida dentro da Universidade do que fora dela. Honestamente, não recordo de um feito deste tamanho", lembra.
Miltersteiner destaca o apoio dos professores Léo Doncatto, coordenador do curso, e Magda Furlanetto, coordenadora de atividades, que oferecem a segurança necessária para continuar fazendo trabalhos desse porte.
Notícias relacionadas
-
28
JANINSTITUCIONAL Vice-prefeita de Guaíba visita a Ulbra e conhece estúdios da Universidade -
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado
Últimas notícias
-
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo -
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida


