Educação Física
Trabalho de acadêmica foi apresentado em aula prática
Capoeira reúne potencialidades educacionais
A utilização da capoeira nas aulas de educação física nas escolas foi o tema do trabalho desenvolvido pela acadêmica de Educação Física da ULBRA, Mariany de Souza Barbosa, para a disciplina de fundamentos da ginástica. Para a estudante, a luta afro-brasileira de libertação, criada por negros africanos com anseio de liberdade aqui no Brasil, resistiu a proibição e marginalização do passado. Hoje, a capoeira está sendo divulgada e representada por grandes capoeiristas, e vem contribuindo para a educação com todo seu acervo cultural. A prática esportiva é a única que envolve acompanhamento musical, dança e canto, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio afetivo dos seus praticantes.
"A capoeira pode facilmente ser incorporada no planejamento das aulas de educação física, por meio de variados temas da cultura corporal, neste caso específico. Podemos utilizar as potencialidades educacionais, linguagem étnica, diversidade cultural, historicidade e o contexto atual", avalia o professor Ivan Basegio, responsável pela disciplina. A utilização da capoeira nas escolas permite ainda a união de três conteúdos curriculares diferentes, já que é ao mesmo tempo é uma luta, um jogo e uma dança. A aula prática teve a participação do mestre Gato Preto,
ACS ULBRA: Caren Moraes - MTB 11.772
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