Páscoa
Surpresa e emoção marcam a Celebração de Páscoa
Uma cerimônia diferente de reflexão sobre a ressurreição de Cristo

Ao som da Orquestra de Câmara da Ulbra, que estava sob a regência do maestro Tiago Flores, e da voz do pastor Paulo Brum e de Francis Padilha, a comunidade acadêmica assistiu a uma cerimônia de Páscoa produzida com bom gosto pela Pastoral da Ulbra e que surpreendeu a todos nos detalhes inusitados.
Os pastores Maximiliano Wolfgramm Silva, Gerhard Grasel, Angelo Elicker e Clovis Gedrat se revezaram para contar, em passagens, os últimos dias de Jesus Cristo, desde a quinta-feira santa até o domingo de Páscoa. Enquanto a história era contada, as velas do altar foram sendo apagadas, simbolizando a aparente vitória da escuridão sobre a luz. O momentoi da morte de Jesus Cristo foi simbolizado com o toque do sino.
De repente, vozes surgiam da plateia: "Nossa é a vitória, porque Jesus venceu a morte em nosso lugar". A partir deste momento, as velas passaram a ser acesas novamente, a luz aponta Jesus Cristo, simbolizando o seu reviver no domingo de Páscoa.
"Fico emocionado toda a vez que participo dessas cerimônias. Quero desejar a todos que a palavra renovação se concretize nos nossos corações. Feliz e abençoada Páscoa a todos", disse o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito.
Quem compareceu ao culto de Páscoa recebeu, na entrada do evento, em meio ao programa, uma borboleta de papel, símbolo da ressurreição, da transformação, da reconstrução. No final do evento, o público foi convidado a escrever em suas borboletas palavras que representassem seus desejos pessoais, para o próximo, seus familiares, enfim. Essas borboletas foram coladas por cada um dos participantes num mural em forma de cruz exposto na entrada da capela.
O reitor Marcos Fernando Ziemer encerrou a cerimônia lembrando da característica confessional da Universidade. "Este é um momento de comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana em todo o mundo e a Ulbra vai deixar a sua marca. A mensagem da Páscoa se encontra com a de Lutero: liberdade", disse Ziemer. "A Páscoa mostra que Deus fez tudo por nós. E essa foi também a grande mensagem de Lutero", finalizou, destacando a ação de Deus em benefício dos cristãos.
Caren Moraes
Notícias relacionadas
-
22
JULINOVAÇÃO NA SAÚDE Ulbra cria Centro de Simulação Clínica de excelência -
18
JULAPRENDIZADO NA PRÁTICA Visitas técnicas consolidam conhecimento na Ulbra -
17
JULTOP 10 Direito, Psicologia e Medicina no ranking dos cursos preferidos da Ulbra -
14
JULTRANSMISSÃO Jornalismo da Ulbra tem aula prática na Arena
Últimas notícias
-
11
JULEDUCAÇÃO NA SAÚDE Medicina da Ulbra debate IA em congresso de inovação -
11
JULDESAFIOS REAIS Selecionados para formação em TI têm imersão na Ulbra -
10
JULESPORTE E EDUCAÇÃO Ulbra sedia Jogos do IFSul e reforça a vocação esportiva -
10
JULEXPERIÊNCIA INTERNACIONAL Aluno da Ulbra Torres participa de intercâmbio na Califórnia