PPGEDU
Seminário do PPGEDU aborda reflexões na educação
Serão três dias com especialistas da área de quatro países

Tendo como tema Políticas do Ressentimento, do Medo e da Raiva: reverberações na educação, iniciam, na segunda-feira, 12 de junho, no campus Canoas, o 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e o 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE). O evento é realizado em parceria pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra e pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ufrgs.
No seminário, que ocorre no auditório A e nas salas de aula do prédio 14, estarão presentes especialistas internacionais da temática a ser abordada. São eles: professor Daniel Mato, do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) e da Universidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF), da Argentina; professor Leonardo Peluso, da Universidade da República (UDELAR), do Uruguai; e o professor George Yúdice, do Departamento de Línguas e Literatura Moderna, da Universidade de Miami, Estados Unidos.
Nos três dias de atividades, além das conferências, serão realizadas exposições, minicursos, programações culturais, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e sessão de autógrafos. A coordenadora do PPGEDU da Ulbra, Iara Tatiana Bonin, ressalta que esse é o único encontro no Brasil que trata do tema estudos culturais em educação. "A cada ano, nos fortalecemos mais, pois há um trânsito intenso de diferentes pontos do saber a serem descobertos", afirma.
A participação dos estrangeiros conferencistas é ressaltada por Iara, pelo seu reconhecimento internacional nos campos de pesquisa em que atuam, especialmente na América Latina. Estão sendo esperados participantes de diversos locais do país e do exterior. O público é formado por estudantes, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, inclusive apresentando trabalhos, porque este é um momento de debater os estudos em educação sob diferentes percepções e realidades. "Por exemplo, neste ano, oportunizaremos debates sobre o tema principal do Seminário em uma interlocução com os campos da antropologia e dos estudos surdos", informa Iara.
Como o PPGEDU tem uma aproximação com os estudos surdos, o evento também se preocupa com a acessibilidade e terá a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as palestras e minicursos. O público também será formado por diversos mestrandos, doutorandos, mestres e doutores com deficiência auditiva", ressaltou a coordenadora do PPGEDU.
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
30
MAIMÚSICA CLÁSSICA Gershwin e Bizet são atrações com a Orquestra da Ulbra -
29
MAIHONRARIA Atuação da Ulbra na enchente é reconhecida pela Câmara Federal -
28
MAINOVIDADE NO AR Com demonstração de drone, Ulbra lança escola de aviação -
28
MAIDA ENCHENTE À RECUPERAÇÃO AGCO, Fraport, Grêmio e Inter dão aula de superação em evento na Ulbra
Últimas notícias
-
26
MAIDA CRISE À INSPIRAÇÃO Como Fraport, Grêmio, Inter e AGCO superaram a maior tragédia climática -
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente -
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra