Arno Bayer
Universidade de Baden Württemberg e ULBRA pesquisam escolas
Um estudo sobre o sistema de ensino na Alemanha e no Brasil

Fazer um estudo comparativo sobre os livros didáticos de Matemática utilizados pelos sistemas de ensino na Alemanha e no Brasil. Esta é a proposta de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas e a Escola Superior de Pedagogia da Universidade de Baden Württemberg, naquele país. No último dia 22.06, o professor doutor em Ciências da Educação do PPGECIM, Arno Bayer, apresentou um relato sobre o desenvolvimento desta pesquisa e sua visita à instituição alemã, que ocorreu no mês de abril.
Segundo o professor, o sistema de educação alemão se torna interessante para o estudo por não ser unificado; cada estado escolhe seu método, diferente do adotado no Brasil. Outra característica marcante, de acordo com o pesquisador, é a valorização do conhecimento técnico para que se tenha mão de obra qualificada. Arno salientou que, desta forma, apenas em torno de 40% dos alunos alemães continuam os estudos como universitários.
O professor destacou ainda a cooperação entre Brasil e Alemanha que incentiva a pesquisa. Arno argumentou que esta parceria é uma oportunidade de se ter experiências que possam trazer novas propostas para o ensino brasileiro.
A iniciativa da pesquisa partiu da Escola Superior de Pedagogia da Universidade de Baden Württemberg, que procurou a Universidade como parceira para desenvolver o estudo. De acordo com o professor, o projeto está em andamento desde 2011.
Notícias relacionadas
-
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke
Últimas notícias
-
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
07
MAIIntegração Oficinas levam universo dos cursos EAD da Ulbra a alunos de ensino médio -
06
MAIEM BUSCA DE SOLUÇÃO Ulbra solicita ao CFM apuração sobre ato de interdição do HU