Projeto de Extensão
Produção do Cine Diversidade é selecionado para Festival Escolar
Projeto também vira estudo de caso de tese de doutorado na PUC
Um documentário produzido no projeto de extensão Cine Diversidade, do curso de Jornalismo da Ulbra, foi selecionado para o 3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada, que será realizado no dia 25 de novembro. O vídeo, chamado Bullying: qual o limite?, foi dirigido e editado em 2016 pelo adolescente João Müller, como resultado da participação dele no projeto.
O documentário apresenta entrevistas com adolescentes que sofreram bullying e relatam as suas dificuldades, e com professores que esclarecem a diferença entre bullying e formas criminosas de manifestação de preconceitos. O objetivo do vídeo é sensibilizar outros adolescentes em relação ao modo como o bullying provoca sofrimento nas vítimas, e como brincadeiras que parecem simples podem ser ofensivas.
O Festival de Cinema Escolar de Alvorada vai exibir filmes produzidos por estudantes de escolas de diversos estados brasileiros e também do exterior. A programação inclui vídeos dos Estados Unidos, Espanha, Austrália, Alemanha, Croácia e Índia. Bullying: qual o limite? concorre na categoria de melhor documentário.
Também na última semana, o Cine Diversidade se tornou estudo de caso em pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-RS. A doutoranda Vanessa Castro Alves, que está trabalhando com o cinema como forma de emancipação de populações subalternas, realizou uma longa entrevista com a coordenadora do projeto, professora Gabriela Almeida, e as respostas serão usadas na pesquisa.
Na entrevista, foram abordados desde aspectos mais específicos sobre o propósito e os resultados alcançados pelo projeto em seus três anos, até questões mais amplas envolvendo o cinema e sua interseção com a educação de crianças e adolescentes. A tese será defendida em 2019.
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo


