Transição em 20 Cartazes
Saguão do prédio 6 recebe exposição de cartazes de filmes espanhóis
Mostra do Instituto Cervantes pode ser conferida até esta sexta-feira

O Instituto Cervantes, em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra, traz ao campus Canoas a exposição Cinema Espanhol da Transição em 20 Cartazes. A mostra, que tem como tema o início da democracia espanhola após a ditadura de Franco, na década de 1970, pode ser conferida até a próxima sexta-feira, dia 8, no saguão do prédio 6.
Em 1975, com a morte de Francisco Franco, teve fim a ditadura espanhola imposta por ele em 1939. Os filmes relataram o período da guerra civil espanhola e da ditadura militar, há também os que abordaram assuntos mais contemporâneos como a política, questões de gênero e a liberdade de expressão.
A exposição é dividida em três partes, a primeira sendo o fim da censura, a segunda, filmes que tratam sobre a figura da mulher e da sociedade pós-ditadura e, a terceira, as práticas cinematográficas.
A assessora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Athaydes, explicou a relevância da exposição. "Tem vários aspectos da vida cotidiana de quem sofreu uma ditadura e estava se libertando. São filmes com diferentes temáticas e é isso que a exposição tenta abordar através da produção cinematográfica desse período histórico. Os filmes, inclusive, são todos da mesma época", completou.
Carolina Contrera
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
02
MAIInovação Ulbratech participa do South Summit 2022 em Porto Alegre -
28
ABRGente da Ulbra Aluna de Medicina realiza o mesmo intercâmbio que a irmã 10 anos depois -
26
ABRCultura Compositores românticos, Metallica e Deep Purple no Domingo Clássico -
25
ABRAinda dá tempo! Consulta pública para estruturar PDI 2023/2028 encerra neste sábado, 30