Vídeo e web
Alunos e egressos recebem distinção no Prêmio ARI de Jornalismo
Jovens concorrem na categoria Universitária

Acadêmicos do curso de Jornalismo trazem mais uma distinção para a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), através do Prêmio ARI de Jornalismo. A estudante Emily Bilhan e os formandos Marcelo Monteiro e Giovanna Cerveira concorreram na categoria Universitária com a produção em vídeo "Os olhos do motim". Já o formando Dorley Dorneles e as egressas Kauana Kempner, Yasmin Casal e Francine de Oliveira concorreram na categoria Web com a reportagem "A polêmica da chamada violência obstétrica no Brasil". A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 15, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa de Porto Alegre. Ambas as produções tiveram a supervisão do professor Sérgio Lorenz.
O audiovisual obteve a segunda colocação entre os cinco finalistas. O curta de 27 minutos aborda a maior rebelião ocorrida em um presídio na história de Porto Alegre, contada por quem viu o horror de perto. Jornalistas e funcionários do presídio foram feitos reféns. Ao longo de duas noites, a cobertura jornalística da imprensa rio-grandense foi intensa. Enfrentando o frio, o medo e as ameaças, o trabalho das equipes contou a história de dentro e de fora do presídio.
"É um misto de sentimentos e poucas palavras para definir", diz Marcelo. O formando ressalta as dificuldades da realização do filme, visto estarem em meio à pandemia. "Esse documentário foi gravado, produzido e editado inteiramente de casa e isso acaba virando um retrato desse período de reclusão, mas destaca a capacidade de continuar fazendo jornalismo e, sobretudo, de nosso potencial ainda como acadêmicos", finaliza.
Já a reportagem multiplataforma ficou na terceira colocação entre os também cinco finalistas. Os integrantes já haviam sido premiados com o primeiro lugar no Prêmio Themis, com a mesma produção.
A premiação pode ser assistida na íntegra pela TV Assembleia Legislativa.
Naira Nunes
Jornalista MTb 20.824
Notícias relacionadas
-
23
JANAgende um horário! Clínica-escola de Fisioterapia mantém funcionamento nas férias -
20
JANPé na areia Ulbra promove ação de verão na praia de Atlântida -
19
JANAté 14 de março Clínica-escola de Odontologia está em férias acadêmicas -
18
JAN2022/2 Veterinária, Farmácia e Biomedicina colam grau dias 20 e 21 de janeiro