Transporte
Ulbra reforça pedido de ampliação dos serviços da Trensurb até as 23h
Objetivo é facilitar circulação de estudantes e colaboradores

Além de desalojar milhares de pessoas de suas casas, as enchentes de maio também afetaram o funcionamento do transporte coletivo, de fundamental importância na vida de estudantes e trabalhadores. Entre os sistemas mais atingidos está o transporte público de trens na região metropolitana, administrado pela Trensurb, que hoje funciona em horário restrito e ainda não conseguiu restabelecer a ligação com Porto Alegre.
Em busca de uma solução, o reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Thomas Heimann, e o diretor do campus Canoas, Valdemar Sjlender, acompanhados de representantes de outras instituições educacionais da região, reuniram-se com a diretoria da Trensurb, nesta terça-feira (9/7), para solicitar a ampliação do horário de funcionamento até as 23h.
O pedido foi acolhido pela direção da empresa, e a expectativa é que já no próximo semestre os alunos possam contar com o serviço de transporte no horário habitual até as 23h. Ulbra, Unilasalle, Unisinos e Feevale são diretamente atendidas pela Trensurb. Heimann destacou que as aulas costumam acabar às 22h e o objetivo é facilitar a circulação das comunidades acadêmicas e dos colaboradores.
"A Ulbra, desde que decidiu retornar às aulas presenciais, buscou junto à direção da Trensurb a ampliação dos horários de circulação dos trens. Isso demonstra a importância desse modal de transporte para a normalização da mobilidade urbana, sinalizando para a real necessidade de ampliação do horário de funcionamento", afirmou.
Atualmente, os trens operam entre as estações Canoas e Novo Hamburgo, de forma reduzida. Ainda na terça-feira (9/7), a Trensurb anunciou um plano de recuperação com meta de retomada da circulação entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos (em Porto Alegre) até o dia 20 de setembro. O serviço até a Estação Mercado, no Centro da Capital, está previsto para final de dezembro. O objetivo é a retomada completa do transporte.
Thamiriz Amado
Jornalista - 18.872
Notícias relacionadas
-
09
JULDIREITO INTERNACIONAL Ulbra presente em congresso em Madri -
08
JULNO PÓDIO DA SOLIDARIEDADE Medicina da Ulbra Canoas vence o Trote Solidário do Simers -
07
JULRUMO AO BRASILEIRO Ulbra é tricampeã de handebol feminino nos Jogos Universitários Gaúchos -
03
JULNOVA CHANCE Apenadas ganham bolsas de estudo da Ulbra
Últimas notícias
-
30
JUNCULTURA GRATUITA Missa de Schubert é o destaque do Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra -
27
JUNBALANÇO DO MÊS Estudantes da Ulbra já atenderam 559 pacientes no campus pelo SUS -
24
JUNDESTAQUE Ulbra é finalista do TOP de Mkt ADVB/RS 2025 -
24
JUNCAMPANHA DO AGASALHO Frio intenso faz crescer importância da doação