SAÚDE NO CAMPO
Ação leva orientações sobre prevenção de doenças na Expointer
Alunas da Medicina mediram pressão, calcularam IMC e deram dicas na feira
Durante a 48ª Expointer, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) realizou a atividade "Agro com saúde: o valor da prevenção" no Lounge Brasa e Prosa, espaço gourmet da instituição na feira. Aberta ao público, a ação ofereceu, através de atividade prática dos alunos de Medicina, serviços gratuitos de medição de pressão arterial, pesagem com cálculo de IMC e orientações sobre saúde, destacando a importância do cuidado com a saúde no setor agropecuário, especialmente para quem atua em atividades de campo.
A professora do curso de medicina da Ulbra Maria Renita Burg destacou a relevância da atividade para a prática acadêmica. "Estamos fazendo uma tarde de prevenção, estamos abertos para fazer qualquer esclarecimento. Esse grupo de alunas, que está aqui, está tendo contato com um outro tipo de público. Elas já fazem visitas domiciliares e atendimento em unidade básica, como atividade prática, mas aqui (na Expointer) é outra experiência para agregar na formação delas", contou.
Marcele Maranata, aluna do quinto semestre de Medicina da Ulbra em Canoas, comentou sobre o objetivo da ação em auxiliar pessoas que vivem no campo. "Viemos aqui no espaço da Ulbra para trazer um pouco mais sobre a saúde, a prevenção e o rastreamento de doenças, principalmente para quem está no campo, está no interior, não consegue vir toda hora para a cidade e, quando vem, precisa fazer os exames. As pessoas têm que saber o que elas precisam procurar, quais exames precisam fazer, cada exame tem uma idade, tem uma população específica que precisa fazer. Então a gente veio trazer esse conhecimento aqui. Também é uma oportunidade para colocarmos em prática o que vemos na teoria em sala de aula", relatou.
Junto ao atendimento, as alunas do curso de medicina realizaram uma pequena palestra, com temas como grupos de riscos, prevenção (primária, secundária e terciária), tratando sobre evitar doenças, realizar exames regulares e importância de detecção precoce, além da necessidade de manter em dia a vacinação.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 30 milhões de trabalhadores rurais estão expostos a riscos relacionados à atividade agrícola, como hipertensão, problemas de coluna, distúrbios musculoesqueléticos e doenças relacionadas ao uso de agrotóxicos, evidenciando a necessidade de ações preventivas e educativas voltadas à comunidade do campo.
Práticas na feira
Além da ação do curso de Medicina, a presença da Ulbra na Expointer também contou com a Casa da Ulbra e uma ampla programação acadêmica ao longo de toda a feira, com palestras, aulas teóricas e práticas. As atividades envolveram diretamente os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharias e Direito, reforçando a integração entre ensino, prática e o setor do agronegócio.
Bruna Santos
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais
Últimas notícias
-
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
02
DEZEDUCAÇÃO E INOVAÇÃO Ulbra recebe Colégio Martinho Lutero para imersão prática no Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
28
NOVSAÚDE MENTAL Acadêmicos da Ulbra Canoas participam de congresso nacional de Psicologia





