ULTEC SCHOOL
Estudantes desenvolvem aplicativo que facilita a escolha da roupa
Chamado de OOTD, o guarda-roupa digital será lançado nesta quinta-feira
Quanto tempo você demora diariamente escolhendo uma roupa para sair? A média de tempo despendido entre homens e mulheres é de aproximadamente 17 minutos. A indecisão na hora de escolher uma roupa é a segunda maior causa de atrasos matinais, perdendo apenas para aqueles "só 5 minutos" a mais de soneca antes de levantar da cama em definitivo.
Esse também era o dilema que as estudantes de Publicidade e Propaganda da Ultec School, Maria Eduarda Ortega e Luiza Roque, enfrentavam todos os dias e foi o ponto de partida que resultou no desenvolvimento do aplicativo OOTD, um guarda-roupa virtual e inteligente, que será lançado nesta quinta-feira, 13. O nome vem da frase Out Outfit of the Day (OOTD - look do dia), muito utilizada no compartilhamento de fotos e vídeos nas redes sociais de roupas e vídeos.
Em uma aula da universidade, a dupla foi desafiada a ter uma ideia e um plano de negócio em apenas 15 minutos. O foco foi alguma dificuldade que tinham e que gostariam de solucionar. "A gente demora muito para se arrumar. Vivia atrasada por conta disso. Fomos pesquisar e percebemos que isso era um problema de todos", conta Luiza Roque.
As Patricinhas de Beverly Hills
O OOTD é inspirado no closet da personagem Cher, do filme As Patricinhas de Beverly Hills. "Olhava encantada aquele armário dela quando criança. A gente pensou em fazer algo parecido, mas que tu conseguisses carregar no bolso e estar sempre contigo", detalha Luiza. No guarda-roupa virtual, será possível catalogar as próprias peças de forma organizada, com a praticidade de utilizar o que já está no celular. "Tu não precisas tirar foto peça por peça do teu armário. Basta utilizar qualquer foto sua que está na galeria do celular, que o aplicativo entende os detalhes específicos da roupa", explica Maria Eduarda Ortega.
O closet virtual tem como uma das principais funcionalidades a possibilidade de montar um calendário de roupas para o dia a dia, programar looks para datas especiais e pensar previamente quais peças serão levadas para uma viagem. "No lugar de ficar olhando para o teu armário pensando com qual roupa irá a um evento, trabalho ou levar para uma viagem, é possível fazer essa programação dias antes, com a praticidade de quando e onde quiser fazer isso, pois o teu armário estará no teu celular", comenta Maria Eduarda.
O aplicativo também permitirá que os usuários experimentem virtualmente e comprem peças de roupas de marcas parceiras.
Apoio da Ultec School
Além de ser o ponto inicial do projeto das estudantes, a Ultec School forneceu suporte para o desenvolvimento da iniciativa. "Foram-nos fornecidos todos os passos. Desde a parte de validação do produto, o registro da marca e as partes contábil, fiscal e legal de um negócio. Além disso, nos ensinou a importância de não ter pressa e testar a ideia", pontua Maria Eduarda.
O aplicativo já passou pela etapa de Mínimo Produto Viável (MPV), que serve para validar um produto com usuários e coletar feedbacks, além de apontar oportunidades de melhoria, antes de grandes investimentos.
Na Ultec School, hub criativo e de tecnologia da Ulbra, os estudantes são estimulados a empreender e a participar de projetos práticos, desafios reais e atividades colaborativas que aproximam a formação acadêmica das situações vividas no ambiente profissional.
O lançamento do aplicativo será nesta quinta-feira, 13, às 19h e estará disponível nas lojas de aplicativos. O Instagram oficial do OOTD é https://www.instagram.com/ootd_brasil/
Agende-se
Lançamento aplicativo OOTD
Quinta-feira, dia 13, às 19h
Ultec School - Prédio 16, campus Canoas da Ulbra (Av. Farroupilha, 8001 - Bairro São José)
Tags
Notícias relacionadas
-
10
AGOOPORTUNIDADES Fundação Ulbra está com 43 vagas abertas de estágio -
07
AGOHERDEIRO À VISTA? Procura-se uma namorada para o cavalo Caramelo -
07
AGOAUDIÊNCIA DA COPA DO MUNDO Ulbra marca presença em discussões sobre os hábitos de consumo -
07
AGOSETOR AÉREO Ulbra oferece graduação para quem deseja construir carreira na aviação
Últimas notícias
-
07
AGOCONEXÃO GLOBAL Aula internacional aproxima estudantes da Ulbra e da Universidad de Huánuco -
06
AGORADIOJORNALISMO Estudantes de jornalismo realizam transmissão do jogo do Grêmio -
06
AGOCRIAÇÃO DE OBSERVATÓRIO DE DADOS Congresso da Famurs celebra parceria entre Ulbra e municípios -
05
AGODIÁLOGO Presidente da Ulbra recebe visita institucional do ex-ministro Carlos Marun


