PPGEDU
Docentes do PPGEDU ressaltam importância de Stuart Hall
Teórico falecido deixou contribuição em estudos culturais
O recente falecimento, em fevereiro, do importante teórico no campo dos estudos culturais, professor Stuart Hall, é lastimado pelo quadro docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da ULBRA. Os professores deste Programa lembram que Hall se constitui em uma referência para os estudos culturais, vertente que inspira as produções aqui desenvolvidas.
Também a ex-docente do programa, professora Rosa Maria Hessel Silveira, que atualmente leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ressalta que Stuart Hall produziu textos extremamente relevantes contribuindo para o debate sobre culturas, identidades, diferenças e outras questões políticas em um mundo atravessado por novas e desafiadoras problemáticas.
O PPGEDU indica aos seus alunos mestrandos e também a comunidade em geral conhecer ou aprofundar-se sobre a obra de Stuart Hall, que brilhou na cena acadêmica por conta de seu pensamento humanístico e renovado. Nascido na Jamaica, então colônia da Grã-Bretanha, Hall seguiu carreira acadêmica na Inglaterra. Estudou questões de raça e gênero e foi um dos pioneiros a discutir o multiculturalismo, dando atenção a culturas marginalizadas e os efeitos da globalização, entre outros temas. O jornal The Guardian noticiou o seu falecimento, classificando-o como "um dos mais influentes intelectuais britânicos". Ele foi o editor-fundador da revista New Left Review.
Algumas sugestões de pesquisa são as páginas da internet:
http://www.thehindu.com/
http://www.telegraph.co.uk/
http://www.voice-online.co.uk/
Notícias relacionadas
-
26
MAIDA CRISE À INSPIRAÇÃO Como Fraport, Grêmio, Inter e AGCO superaram a maior tragédia climática -
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente -
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra