Concreto Protendido
Extensão realiza curso de Concreto Protendido
Curso foi ministrado pelo especialista Roberto Luiz Curra
Ocorreu o curso de Concreto Protendido nos dias 11 e 12.07 na ULBRA Canoas. A iniciativa foi promovida pela Coordenação de Extensão em parceria com o curso de Engenharia Civil da Universidade.
O Curso de extensão em Concreto Protendido Teoria e Prática Concreto Protendido Não Aderente, tem o objetivo de oferecer aos participantes as informações teóricas básicas, habilitando, desta forma, a identificação dos diversos sistemas e tipos de concreto protendido; oferecer a relação de normas relacionadas ao uso dessa técnica; apresentar os diversos materiais, equipamentos e as técnicas executivas; analisar a leitura de projetos e orientar sobre os procedimentos de montagem e de segurança em serviços de concreto protendido. O curso foi ministrado pelo engenheiro civil Roberto Luiz Curra, que executa serviços de protensão não aderente, sendo especialista na temática abordada.
O concreto protendido é uma técnica que melhora o desempenho da estrutura, reduz custos e também o tempo de execução de obras, principalmente as que utilizam concreto moldado in-loco não aderente. Amplamente utilizada nos EUA e na Europa a partir dos anos 1950, a técnica chegou ao Brasil apenas na década de 90. Entretanto, atualmente ainda hoje muitos profissionais desconhecem as vantagens de sua aplicação ou apresentam dúvidas na hora empregá-las em seus projetos. As aulas foram destinadas a alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Instituição.
Notícias relacionadas
-
29
ABRCOMUNICADO INSTITUCIONAL Nota oficial da Ulbra -
23
ABRLANÇAMENTO NA ULBRA Maio Solidário nasce como legado permanente de cuidado e reconstrução -
23
ABRRESILIÊNCIA Caramelo é homenageado no Jockey Club de Porto Alegre durante o Ladies Day -
22
ABRPRÊMIO CARAMELO Caramelo é homenageado no Jockey Club de Porto Alegre
Últimas notícias
-
22
ABRRECONHECIMENTO Ultec School da Ulbra se destaca em ranking nacional -
20
ABRCOMEÇO DE JORNADA Cerimônia do Jaleco marca início de estudantes da saúde na Ulbra Canoas -
17
ABRRENOVAÇÃO Ulbra apresenta nova logomarca e marca início de nova fase institucional -
30
MAROPORTUNIDADES Fundação Ulbra disponibiliza portal com vagas de trabalho para acadêmicos




